in

Terceiro no campeonato, Ricardo Zonta luta em busca do acerto ideal com o lastro de sucesso no Velopark

Paranaense da Shell-RCM fecha a sexta sem usar pneus novos nos treinos

Estar nas primeiras posições da classificação da Stock Car tem seu lado positivo, claro, mas também seu lado negativo. O positivo é óbvio: estar na briga pelo título da maior categoria do automobilismo brasileiro. O negativo é ter de lidar com um dos itens mais incômodos do regulamento: o lastro de sucesso. Após uma arrancada espetacular nas últimas três etapas da temporada 2023, com duas vitórias, uma pole e 103 pontos marcados (em 168 possíveis), Ricardo Zonta subiu para terceiro no campeonato e passou a ter de carregar 20 kg extras em seu carro a partir deste fim de semana.

E o primeiro contato do paranaense da equipe RCM com o peso extra foi no Velopark, em Nova Santa Rita, região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. É o menor circuito da temporada, com apenas 2.278 metros de extensão e nove curvas. E por causa destes 20 quilos a mais, Zonta sofreu para achar o acerto ideal para o Toyota Corolla #10 nas duas atividades de pista desta sexta-feira – o shakedown e o primeiro treino livre. Ainda assim, nada para se preocupar pensando na classificação de sábado.

O ponto positivo desta sexta-feira para o piloto que conta com o apoio da Shell V-Power é que ele não usou jogos de pneus novos em nenhuma das duas atividades, ao contrário de vários rivais que entraram na pista. Por isso, a 11ª posição ao término das atividades não foi um resultado ruim, ainda que Zonta acredite que, com um bom acerto em seu carro, ele poderia ter sido até meio segundo mais rápido mesmo usando pneus usados nos treinos desta sexta-feira. Ou seja: há margem de crescimento.

Zonta e a equipe comandada por Marcel Campos vão analisar os dados para deixar tudo pronto para o segundo treino livre, pela manhã, e para a classificação, no início da tarde de sábado. Vale lembrar que, no Velopark, uma boa posição de largada é essencial para um bom resultado. Além de ser uma pista travada, a primeira curva após a reta dos boxes é extremamente apertada e palco de muitos acidentes em primeiras voltas. Largar mais à frente é essencial para escapar das confusões.

A classificação para a oitava etapa da temporada 2023 da Stock Car terá transmissão ao vivo no sábado pelos canais sportv. No domingo, as duas corridas serão mostradas, também ao vivo, pela Band e pelos canais sportv.

O que ele disse:

“Estamos tentando fixar algumas coisas no balanço e o lastro pode estar interferindo um pouco no acerto do carro. Estamos trabalhando nisso para não carregar esse peso nas curvas e ainda não chegamos no ideal. Não passei pneu ainda, alguns dos nossos concorrentes já usaram pneus novos hoje, mas ainda sim estamos fora do ideal, falta um pouco para achar no carro. Deveríamos ter virado por volta de meio segundo mais rápido com esse pneu.”
Ricardo Zonta

Cronograma – Stock Car – Etapa 8 – Velopark, Nova Santa Rita, RS

Sábado, 16 de setembro:
09:15 – Treino Livre 2
13:00 – Classificação

Domingo, 17 de setembro:
12:10 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
12:50 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Comentários

Loading…

Índia se prepara para receber a MotoGP e impõe regras curiosas; saiba mais

Verstappen, Red Bull

Max Verstappen alfineta Toto Wolff e ironiza Mercedes