in

Ricardo Zonta, vice-líder da Stock Car, destaca importância do novo quali

Toyota Corolla #10 da Shell RCM entra no último grupo para a sessão que define o grid em MG

A sexta-feira foi de adaptação para Ricardo Zonta ao inédito Circuito Toninho da Matta, nas ruas de Belo Horizonte. A pista de rua montada nos arredores do Mineirão marca o retorno da Stock Car Pro Series aos circuitos do naipe depois de nove anos.

Vice-líder do campeonato, Ricardo Zonta fez treinos cautelosos ao longo das duas sessões que antecedem o classificatório que acontece na manhã do sábado e exaltou a importância de preservar bem o Toyota Corolla #10 da Shell RCM visando a sequência da etapa.

Outro fator que o vice-campeão de 2020 fez questão de exaltar foi a nova dinâmica do treino classificatório. Os pilotos foram divididos em sete grupos de quatro carros e cada um terá apenas quatro voltas para buscar o melhor tempo possível para definir a ordem de largada tanto do sábado quanto do domingo. A medida visa diminuir os riscos de “trânsito” e bandeiras vermelhas nos 3.095m e 12 curvas da pista da Stock Car em Belo Horizonte.

Foto: Jose Mario Dias/JMD.Photo

“É importante ter menos carros na pista em uma corrida de rua, pois diminui o risco das bandeiras vermelhas, mas elas não são nulas. Estando em segundo no campeonato tem a vantagem de nos permitir entrar no último grupo para classificar e encontrar uma condição melhor de borracha na pista. Ainda tenho oportunidades de melhorar na minha guiada e achar um pouco mais dos limites, principalmente com o pneu zero, que tem um grande potencial de evolução. Vamos estudar os dados coletados no dia para achar esses detalhes que podem fazer a diferença na classificação amanhã”, disse Ricardo Zonta.

Pela segundo lugar no campeonato, Ricardo Zonta leva a vantagem de entrar na sessão no último grupo, a ordem foi definida pela inversão da tabela de classificação e o piloto deve encontrar uma pista com mais borracha que seus concorrentes, além de ter na cabeça a marca que precisa atingir para alcançar as primeiras posições. Porém, também existe o perigo da chuva ou da alta repentina da temperatura comprometerem a sessão do paranaense.

A jornada Belo Horizontina da Stock Car Pro Series tem no sábado a classificação abrindo o cronograma e a corrida Sprint, que tem grid definido pela inversão dos 12 primeiros da classificação. No domingo a corrida principal da etapa acontece com o grid formado pela ordem do classificatório da véspera. A principal categoria do automobilismo nacional tem transmissão da Band e canais Sportv.

Comentários

Loading…

Stock Car hoje: Pilotos Mobil™ vivem dia de acertos em BH

Gianluca Petecof

Gianluca Petecof foca no quali, em sexta-feira de muitas bandeiras vermelhas e problemas