in , ,

Montenegro e Russell conquistam a pole em Interlagos no TCR South America

Argentinos da Squadra Martino dominaram a classificação. Dupla formada por Osman e Lapenna largará em segundo

Duda Bairros / Erik Rehder / TCR South America

Durante a prova de classificação da TCR South America, que aconteceu neste sábado em Interlagos, a dupla da Squadra Martino formada pelos argentinos Ignacio “Nacho” Montenegro e Lucas Colombo Russell fez o melhor tempo de toda a sessão com 3m24s856. No Endurance do TCR, soma-se o melhor tempo da dupla. Lucas Russell foi terceiro entre os convidados e Ignacio Montenegro o mais veloz entre os titulares.

Ao lado do carro da Squadra Martino na primeira fila vai largar o CUPRA #28 da W2 Pro GP, tripulado por Galid Osman e Felipe Lapenna. Em terceiro, outra carro Honda da equipe argentina, o #60, do uruguaio Juan Manuel Casella com o brasileiro Gaetano di Mauro.

A tomada de tempo da corrida de endurance foi dividida em dois grupos, com convidados e titulares marcando voltas para a apuração da ordem de largada. 

O primeiro grupo, dos convidados, viu Guilherme Salas registrar o melhor tempo do dia com o Peugeot #37. Sua marca, combinada posteriormente à de Guilherme Reischl, rendeu posição de grid por fora na segunda fila e a primeira colocação entre os carros da Copa Trophy.

Com 8 minutos para o término da sessão, Felipe Lapenna cravou a melhor volta com 1m42s806, passando Jorge Barrio do carro #77, para assumir a liderança. 

Na reta final da sessão Gaetano Di Mauro deu um salto na tabela com o Honda #60 e assumiu o segundo lugar ao fazer 1m42s542, mas foi superado pelo argentino Lucas Colombo Russell nos segundos finais, que marcou 1m42s490. 

Diante da bandeira quadriculada, Gui Salas, que havia liderado o shakedown e um treino livre, colocou o Peugeot #37 no topo da tabela de tempos com 1m42s045 com uma vantagem de 0.443 para Russell. Di Mauro foi terceiro, com Lapenna e Iansa completando o top 5, que no Q1 ficou separado por 0.860.

Na vez dos titulares entrarem na pista para a classificação, Ignacio Montenegro saiu na frente com a marca de 1m42s365. Galid Osman, Rapha Reis, Juan Angel Rosso e Diego Nunes completavam o top 5 na metade da sessão de 15 minutos.

Faltando 5 minutos para o fim da classificação, Nacho dominou o segundo e terceiro setor da pista, enquanto Osman fez o melhor tempo do primeiro setor. Enquanto isso, o argentino Juan Ángel Rosso da Paladino Racing conseguiu diminuir o seu tempo ao fazer 1m42s908, assumindo a sétima posição, ficando na frente de Diego Nunes da equipe Cobra Racing Team. 

A menos de três minutos para a bandeirada, Rosso e Casella melhoraram suas marcas, avançando para terceiro e quarto, com Reis em quinto. Osman também melhorou, mas não o suficiente para desbancar da liderança do grupo o líder do campeonato, que era mais veloz por 0.002.

Com os tempos combinados das duplas, Ignacio Montenegro e Lucas Colombo Russell da Squadra Martino conseguiram a pole position ao conseguirem o melhor tempo combinado com 3m24s856. Em segundo lugar, ficou a dupla da W2 Pro GP formada por Galid Osman e Felipe Lapenna com 3m25s173. Fechando o top 3, mais uma dupla da Squadra Martino, com Juan Manuel Casella e Gaetano Di Mauro fazendo 3m25s446. 

“O trabalho da equipe foi bem-feito, encaramos muito bem os resultados positivos. Acredito que com o passar do campeonato, os outros times estarão evoluindo e por isso é bom começar bem. Estou com o Lucas em meu carro há algum tempo. Confio na pilotagem dele e sou muito orgulhoso do condutor e da pessoa que Lucas se transformou no automobilismo”, disse Nacho Montenegro sobre o bom momento vivido com a Squadra Martino no TCR. 

Companheiro de carro de Nacho, Lucas Russell, que é o treinador do jovem piloto de 18 anos, falou dos desafios enfrentados antes da classificação.

“Esse foi um final de semana complicado, porque tivemos alguns contratempos hoje e não conseguimos ficar mais tempo na pista durante os treinos livres. A gente não pensava que poderia conseguir uma pole, então, é uma alegria muito grande”, disse. 

Em relação a corrida, Russell disse que a chave para a corrida de domingo em Interlagos é conseguir administrar os pneus que desgastam muito, principalmente, na segunda parte da prova. 

“Nas curvas mais fechadas, acaba desgastando muito os pneus, porque a pista é bem abrasiva. Por ser uma corrida de 60 minutos, temos que ir sentindo como o carro se comporta nas primeiras voltas e ir trabalhando aos poucos para encontrar o melhor ritmo. Como eu e o Inacio nos conhecemos faz tempo, eu sei que conseguimos trabalhar bem juntos e vamos entregar o nosso melhor”, afirmou Lucas. 

Largando da quarta posição, a dupla do carro #37 da PMO Racing se diz otimista para a corrida da quarta do TCR South America, cujo objetivo principal é ganhar a Copa Trophy, que é o campeonato que Reischl está disputando. 

“Foi um dia muito bom para mim e para o Salas. Amanhã nosso foco é ganhar na Trophy, que é o campeonato que estou disputando. Vamos analisar os dados, montar uma boa estratégia e garantir que estaremos com tudo na briga amanhã”, disse Guilherme Reischl. 

Dividindo o carro com ele está o seu xará Guilherme Salas, que assim como Lucas Russell, também destacou a importância de cuidar dos pneus. 

“A corrida de uma hora é até rápida se formos pensar. É importante economizar bem o equipamento, pois o desgaste dos pneus é um fator nos carros de tração dianteira. Vamos juntar e olhar os dados agora para definir a melhor estratégia para amanhã e espero que o resultado junto com o Reischl seja muito positivo.”

A corrida de Endurance do TCR South America e TCR Brasil terá 60 minutos de duração e as equipes são livres para indicar quem larga e quem recebe a bandeirada. Há uma janela de parada obrigatória com tempo mínimo de 1 minutos e 45 segundos entre as voltas 17 e 22. 

A prova vale tanto para o TCR South America Banco BRB quanto para o campeonato brasileiro, sendo que 14 dos 21 carros inscritos na corrida pontuam também pelo novo certame nacional. A corrida começa às 12h12 e será transmitida ao vivo para o Brasil pela ESPN 4.

Confira o grid de largada para a prova de Endurance do TCR South America e TCR Brasil em Interlagos:

1 – Ignacio Montenegro, Lucas Colombo Russell (Squadra Martino – Honda Civic Type R)

2 – Galid Osman, Felipe Lapenna (W2 Pro GP – CUPRA)

3 – Juan Manuel Casella, Gaetano Di Mauro (Squadra Martino – Honda Civic Type R)

4 – Guilherme Reischl, Guilherme T. Salas (PMO Racing – Peugeot 308 GTI TCR)

5 – Bernardo Llaver, Gastón Iansa (Toyota Team Argentina – Toyota Corolla)

6 – Raphael Reis, Jorge Barrio (W2 Pro GP – CUPRA)

7 – Juan Ángel Rosso, Luciano Farroni (Paladini Racing – Toyota Corolla)

8 – Diego Nunes, Thiago Vivacqua (Cobra Racing Team – Toyota Corolla)

9 – Pedro Cardoso, Mathias de Valle (Scuderia Chiarelli – Hyundai Elantra)

10 – Lucas Moreira Salles, Marcos Filho (PMO Racing – Peugeot 308 GTI TCR)

11 – Juan Pablo Bessone, Facundo Marques (PMO Racing – Peugeot 308 GTI TCR)

12 – Manuel Sapag, Marcelo Ciarrocchi (Toyota Team Argentina – Toyota Corolla)

13 – Fabián Yannantuoni, Beto Monteiro (Paladini Racing – Toyota Corolla)

14 – Adalberto Baptista, Bruno Baptista (Cobra Racing Team – Toyota Corolla)

15 – Frederick Balbi, Nelson Marcondes (PMO Motorsport – Lynk & Co  03 TCR)

16 – Rafael Suzuki, Matías Signorelli (PMO Motorsport – Lynk & Co  03 TCR)

17 – Enrique Maglione, Rodrigo Aramendia (Squadra Martino – Honda Civic Type R)

18 – Marcio Basso, Gonzalo Alterio (PMO Motorsport – Lynk & Co  03 TCR)

19 – Diego Gutierrez, Gustavo Fernigrini (PMO Racing – Peugeot 308 GTI TCR)

20 – Claudio Rama, Leandro Rama (PMO Motorsport – Lynk & Co  03 TCR)

21 – Fabio Casagrande, Franco Coscia (Squadra Martino – Honda Civic Type R)

Avatar

Escrito por Sonia Cury

Comentários

Loading…

Eric Granado MotoE

Eric Granado celebra retorno na MotoE: “É um dia incrível”

Felipe Massa revela ponto em comum entre Galvão Bueno e Max Verstappen