in ,

Raphael Reis vai largar na pole da etapa de Mercedes do TCR South America Banco BRB

Raphael Reis, no Cupra Leon VZ TCR #77 da W2 ProGP cravou a pole postion da sexta etapa do TCR South America, no inédito circuito de Mercedes, no Uruguai. O brasileiro superou Pedro Cardoso em sua última volta rápida com o tempo de 1:29.840, 213 milésimos mais rápido que o piloto da PMO Racing, com o Peugeot 308 TCR #43. O ex-Fórmula 1 Norberto Fontana, da Squadra Martino, foi o terceiro colocado.

“A chuva veio como um banho de água fria, fomos segundos no Q1 sem usar pneus novos, então a expectativa era excelente para a disputa da pole position. Aí veio a chuva e ficou um pouco na loteria, mas o carro se comportou muito bem e cravamos o melhor tempo na última volta. Na chuva a situação vai mudando a cada volta, eu estava atrás de um carro, mas não consegui passar e nem podia diminuir o ritmo pois precisava cruzar a linha de chegada antes de zerar o cronômetro. Mas deu tudo certo, espero que seja uma retomada para voltar com força total na disputa do título”, disse Raphael Reis.

Pela classe Trophy, Fabio Casagrande foi o mais rápido, 233 milésimos a frente de Enrique Maglione. O estreante Diego Noceti largará da primeira posição na segunda corrida pela regra do grid invertido entre os 10 mais bem colocados do classificatório.

A classificação começou com pista e seca sol no Complexo Esportivo Ciudad de Mercedes. Galid Osman foi o mais rápido da primeira parte da sessão, com 20 minutos de duração. O piloto da W2 Pro GP cravou a marca de 1:18.444, 0.161s mais rápido que seu companheiro de equipe Raphael Reis. O top 5 foi completado por Rafael Suzuki, Leonel Pernia e Matias Rossi. Fabio Casagrande, Thiago Vivacqua, Enrique Maglione e Guilherme Reischl foram eliminados na primeira parte do classificatório.

“Foi um resultado muito bom, eu não esperava principalmente porque em pista seca não estávamos tão rápidos por causa do lastro. Juntou um pouco de sorte da chuva chegar com competência nossa em disputar a pole position até o final. Quando eu fechei a volta, sabia que havia sido uma volta boa, mas não imaginava que estava tão rápido e largar em segundo amanhã vai ser muito bom para o campeonato”, disse Pedro Cardoso.

Na segunda parte da sessão uma chuva forte caiu no traçado uruguaio de 2.930 metros e nove curvas. Faltando seis minutos e trinta e dois segundos para o término a bandeira vermelha foi agitada e o treino interrompido após a escapada de pista de Rafael Suzuki e Leonel Pernia. Assim que a chuva diminuiu a intensidade o classificatório que tinha no top 3 Juan Manuel Casella, Rodrigo Baptista e Raphael Reis foi reiniciado. Líder do campeonato, Pedro Cardoso rapidamente passou a fazer voltas rápidas e colocou o carro #43 da PMO Racing na primeira posição.

Na sequência Raphael Reis colocou o Cupra Leon VZ #77 no segundo posto, em sua penúltima tentativa ficou apenas 0.011s de Cardoso, mas na volta final, com o cronômetro zerado, o piloto brasileiro garantiu a pole position com a marca de 1:29.840. Norberto Fontana terminou na terceira colocação, Fabian Yannantuoni, Galid Osman, Rafael Suzuki, Rodrigo Baptista, Juan Manuel Casella, Leonel Pernia, Diego Noceti, Matias Rossi e Juan Angel Rosso completaram o grupo dos 12 mais rápidos.

“Estou contente, estive durante todo o final de semana entre os cinco primeiro e agora na classificação consegui a terceira posição. Acho que temos um ótimo carro para as corridas e espero buscar o pódio amanhã.”

Neste domingo serão disputadas as duas provas da sexta etapa do TCR South America Banco BRB.

Comentários

Loading…

Caio Collet marca o 2º tempo na classificação para a etapa de Portland da Indy NXT

Em Mercedes, Pedro Cardoso vence pela terceira vez seguida no TCR South America