Foi um fim-de-semana em que tudo deu certo para Thomas Preining. O austríaco de 25 anos se tornou campeão do DTM, tradicional campeonato de carros de turismo realizado na Alemanha. No circuito de Hockenheim, o piloto da Manthey Ema ganhou as duas corridas da etapa, no sábado (21) e no domingo (22).
Com o triunfo na primeira bateria, Preining conseguiu a confirmação matemática do título da temporada 2023 do DTM, através da pole-position para a etapa final no domingo. E de quebra, o austríaco venceria a segunda bateria, superando seu maior rival na competição: o italiano Mirko Bortolotti.
Thomas Preining já havia aberto 27 pontos de vantagem sobre Bortolotti na primeira corrida. Com a distância confortável, o austríaco só precisava que o italiano da SSR Performance não cravasse a pole. E foi o próprio Preining quem conseguiu a primeira colocação no grid, superando o rival por apenas 0s006 de diferença.
Na corrida de encerramento da temporada no domingo (22), Bortolotti chegou a ameaçar Preining por duas vezes. No começo, quando chegou a acertar a traseira do austríaco sem causar danos; e no final, quando se aproximou antes da última volta.
Áustria e Porsche conseguiram título inédito no DTM
Preining venceu a prova, fechando o ano com chave de ouro e sendo o primeiro da história da Áustria a ganhar o DTM. Além disso, o Porsche também foi campeão da categoria de forma inédita. Mirko Bortolotti concluiu a corrida na segunda posição. Completou o pódio o experiente alemão René Rast (Schubert Motorsport), tricampeão da competição. O automobilista de 36 anos terminou em terceiro lugar, mesmo depois de largar apenas em 21º.
Na classificação final do DTM, Thomas Preining foi o primeiro com 246 pontos. Mirko Bortolotti ficou em segundo lugar somando 213. Na terceira colocação, despontou o suíço Ricardo Feller com 179. Em quarto, o sul-africano Sheldon Van der Linde, campeão do ano passado, que teve 151 pontos. Por fim, René Rast acabou na quinta posição com 140.