in

Thomas Preining coroa domingo perfeito com vitória e título do DTM em Hockenheim

Piloto austríaco de 25 anos conquistou DTM pela primeira vez, num fim-de-semana perfeito no tradicional circuito alemão

Divulgação/DTM

Foi um fim-de-semana em que tudo deu certo para Thomas Preining. O austríaco de 25 anos se tornou campeão do DTM, tradicional campeonato de carros de turismo realizado na Alemanha. No circuito de Hockenheim, o piloto da Manthey Ema ganhou as duas corridas da etapa, no sábado (21) e no domingo (22).

Com o triunfo na primeira bateria, Preining conseguiu a confirmação matemática do título da temporada 2023 do DTM, através da pole-position para a etapa final no domingo. E de quebra, o austríaco venceria a segunda bateria, superando seu maior rival na competição: o italiano Mirko Bortolotti.

Thomas Preining já havia aberto 27 pontos de vantagem sobre Bortolotti na primeira corrida. Com a distância confortável, o austríaco só precisava que o italiano da SSR Performance não cravasse a pole. E foi o próprio Preining quem conseguiu a primeira colocação no grid, superando o rival por apenas 0s006 de diferença.

Na corrida de encerramento da temporada no domingo (22), Bortolotti chegou a ameaçar Preining por duas vezes. No começo, quando chegou a acertar a traseira do austríaco sem causar danos; e no final, quando se aproximou antes da última volta.

Áustria e Porsche conseguiram título inédito no DTM

Preining venceu a prova, fechando o ano com chave de ouro e sendo o primeiro da história da Áustria a ganhar o DTM. Além disso, o Porsche também foi campeão da categoria de forma inédita. Mirko Bortolotti concluiu a corrida na segunda posição. Completou o pódio o experiente alemão René Rast (Schubert Motorsport), tricampeão da competição. O automobilista de 36 anos terminou em terceiro lugar, mesmo depois de largar apenas em 21º.

Na classificação final do DTM, Thomas Preining foi o primeiro com 246 pontos. Mirko Bortolotti ficou em segundo lugar somando 213. Na terceira colocação, despontou o suíço Ricardo Feller com 179. Em quarto, o sul-africano Sheldon Van der Linde, campeão do ano passado, que teve 151 pontos. Por fim, René Rast acabou na quinta posição com 140.

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Comentários

Loading…

Toto Wolff, Mercedes

Toto Wolff sobe o tom contra FIA após multa milionária

Lewis Hamilton Mercedes

Hamilton e Leclerc são desclassificados do GP dos EUA