Raffaele Marciello será piloto da BMW em 2024 após anunciar sua saída da Mercedes no início de novembro. Embora ainda não tenha anunciado qual será seu programa para o ano que vem, Marciello deve dirigir um dos dois carros Hybrid V8 inscritos do WRT na Hypercar do WEC, o Campeonato Mundial de Endurance.
Ele também pode pilotar em saídas adicionais pela BMW no GT nas principais corridas de resistência pelo mundo, já que assinará como um piloto de fábrica e estaria disponível para cumprir os compromissos. Marciello vai para a BMW após uma passagem de seis anos pela Mercedes, onde se tornou um dos maiores nomes da categoria.
No Mercedes-AMG GT3 como piloto oficial desde o início de 2018, o italiano conquistou vários títulos no World Challenge da Europa, tendo ficado com o campeonato GT Masters de 2022, somando vitórias nas 24 Horas de Spa e na Copa do Mundo FIA GT em Macau para seu currículo.
A saída de Marciello, de 28 anos, da Mercedes, foi anunciada na preparação para a corrida Macau GT da semana passada, uma prova que dominou do início ao fim para conquistar a sua segunda vitória no circuito.
“Estou muito entusiasmado por ser um piloto da BMW a partir da próxima temporada. Este é um passo significativo na minha carreira. Tendo sido piloto de corridas durante muitos anos, estou imensamente orgulhoso de poder competir pela BMW Motorsport”, disse ele em trecho divulgado pelo Motorsport.
Marciello quase foi para a Lamborghini
Marciello inicialmente teria fechado para ir ao programa da Lamborghini, que abrangerá tanto o WEC quanto a etapa de resistência do IMSA SportsCar Championship, antes que a BMW o atraísse para a temporada 2024.
Ao contrário da Lamborghini, a BMW tem uma temporada de corridas em seu currículo com o LMDh, que está baseado em Dallara, na IMSA, e está expandindo o programa no próximo ano para o WEC em associação com a WRT, vencedora do LMP2.
A BMW e a WRT apresentarão um par de Hybrids no WEC no próximo ano, enquanto as duas partes também colaborarão para rodar dois carros na nova classe LMGT3.