O veterano Pascal Vasselon foi substituído como diretor técnico da Toyota Gazoo Racing após quase 20 anos no cargo. O dirigente de 60 anos será sucedido, ainda interinamente, por David Floury como chefe técnico da organização e responsável pelo programa do Campeonato Mundial de Resistência da Toyota, além de desenvolver os motores para o Campeonato Mundial de Rally e constrói o GR Supra GT4.
A mudança anunciada na segunda-feira (15) foi descrita em um breve comunicado como parte de um esforço “para desenvolver a próxima geração de liderança da empresa como parte de seu compromisso com a melhoria contínua e a fabricação de carros cada vez melhores criados para o automobilismo.”
Vasselon segue na Toyota, embora seu papel nas operações diárias esteja “temporariamente suspenso”, segundo o comunicado.
A nota da Toyota apontou ainda que espera que ele “retome em breve um papel ativo, contribuindo com o seu conhecimento e experiência.”
Vasselon ingressou na Toyota em 2005, quando chegou da Michelin, onde gerenciou seu envolvimento na Fórmula 1. O francês foi inicialmente chefe de pesquisa e desenvolvimento de chassis antes de ser promovido ao cargo de diretor técnico em 2006, no lugar de Mike Gascoyne.
Após a retirada da Toyota da Fórmula 1 no final da temporada de 2009, ele supervisionou sua entrada na classe superior do WEC em 2012 e suas cinco vitórias nas 24 Horas de Le Mans, além de cinco dobradinhas no campeonato de pilotos e fabricantes.
Diretor deve seguir em outras funções na Toyota
O diretor veterano foi vinculado a um papel no programa projetado para colocar um protótipo movido por um motor de combustão de hidrogênio no grid do WEC em 2027. O fabricante japonês confirmou seus planos com a revelação do GR H2 Racing Concept na véspera de Le Cara no ano passado.
Floury assume o cargo de diretor técnico interino da Toyota após um longo envolvimento com o programa Toyota WEC. Ele foi engenheiro-chefe de corrida desde o início do projeto WEC, como parte da ligação com a equipe francesa ORECA, que forneceu suporte operacional para a equipe Toyota WEC.
O francês combinou as suas funções na Toyota com o seu papel como diretor técnico da ORECA até se juntar à equipa em 2021. A remodelação foi descrita pela equipe como o “primeiro passo numa organização de gestão atualizada”.