A Ferrari venceu neste domingo (11) a 100º edição das 24 Horas de Le Mans. Desse modo, o tradicional fabricante chega a sua décima conquista da prova, quebrando um jejum de 58 anos. A equipe italiana contou com Antonio Giovinazzi, Alessando Pier Guidi e James Calado na direção da Ferrari 499P número 51.
O time de Maranello travou uma bela disputa com a Toyota ao longo da prova mais importante do endurance. Inclusive, a batalha entre as duas equipes durou até a penúltima hora da corrida, quando os italianos conseguiram abrir uma diferença. No entanto, a fabricante japonesa ficou apenas com o segundo lugar com os pilotos Ryo Hirakawa, Sébastien Buemi e Brendon Hartley
A última conquista da Ferrari nas 24 Horas de Le Mans foi em 1965 com os pilotos Masten Gregory, Jochen Rindt e Ed Hugus. Contudo, vale mencionar que o time não participava da prova desde 1973. Além disso, vale lembrar que esse resultado encerra uma sequência de cinco vitórias consecutivas dos japoneses na prova endurance.
A Cadillac ficou com a terceira posição nas mãos dos pilotos Earl Bamber, Alex Lynn e Richard Westbrook. Além disso, a montadora norte-americana também ficou com a quarta posição com os pilotos Sébastien Bourdais, Scott Dixon e Renger van der Zande.
Por fim, os brasileiros dos Hypercars tiveram uma prova bem difícil. Assim, a Action Express, que correu com Pipo Derani, Alexander Sims e Jack Aitken, acabou se envolvendo em um acidente logo na primeira volta e terminou em décimo lugar. Por sua vez, o Porsche de Felipe Nasr, Mathieu Jaminet e Nick Tandy teve que sair da corrida com problema na pressão de combustível.
Outras categorias da 24 Horas de Le Mans
Na categoria LMP2, a vitória ficou com Fabio Scherer, Albert Costa e Jakub Smiechowski que comandam um protótipo da InterEuropol. O Team WRT ficou na segunda colocação com os pilotos Rui Andrade, Louis Delétraz e Robert Kubica. O pódio foi completo pela Duqueine, com Neel Jani, René Binder e Nicolas Pino.
Na LMGTE-Am, a vitória ficou com o carro da Corvette e dos pilotos Nicky Catsburg, Ben Keating e Nicolas Varrone. A segunda posição ficou com o Aston Martin da ORT, de Ahmad Al Harthy, Michael Dinan e Charlie Eastwood. Por fim, Michael Wainwright, Benjamin Barker, Riccardo Pera, com um Porsche da GR Racing, completaram o pódio.
A próxima etapa do WEC será as 6 Horas de Monza, marcada para o dia 5 de julho.