in

Honda anuncia interesse nas 24 Horas de Le Mans; entenda

Japoneses reestruturam o seu programa global de automobilismo e pretendem participar do WEC

Honda Performance Development
Divulgação/ Twitter Honda Performance Development

A Honda Performance Development, divisão de automobilismo da americana Honda Motor Co., divulgou nesta quinta-feira (21), em comunicado, que se incorporará às estruturas da Honda Racing Corporation, criando em seu lugar a HRC US.

Dessa forma, a empresa japonesa pretende unir todas as suas forças sob a bandeira da HRC. É importante destacar que a fabricante também fará um retorno oficial à Fórmula 1 em 2026, como parceira da Aston Martin. Isso se torna ainda mais significativo quando consideramos que haverá três etapas da F1 nos Estados Unidos.

A HRC US será responsável pelo desenvolvimento e operação de unidades de potência da F1. Por outro lado, a HPD, costuma produzir motores para a IndyCar. Inclusive, a fabricante acumula 280 vitórias em 510 corridas. Para se ter ideia, eles venceram as 500 milhas de Indianápolis em 15 oportunidades.

Nos últimos anos, Honda Performance Development se expandiu para a série IMSA SportsCar Championship, conquistando três títulos de fabricantes, bem como títulos de pilotos e equipes desde 2018. Por fim, eles também venceram às 24 Horas de Daytona três vezes.

Honda procura caminho mais fácil para entrar no WEC

Toda a estratégia da empresa japonesa tem uma finalidade. Agora, o modelo Acura ARX-06, que compete na classe GTP da série IMSA, terá um caminho mais fácil para participar do WEC. Isso inclui às 24 Horas de Le Mans.

“Nosso objetivo é aumentar o reconhecimento do símbolo HRC e continuar nosso sucesso nas corridas. Acreditamos que unificar as atividades esportivas globais da Honda como uma organização nos ajudará a alcançar isso. Nossos engenheiros de corrida dos Estados Unidos e do Japão serão mais fortes trabalhando juntos. Estou entusiasmado em receber nossos colegas americanos na equipe HRC” explicou Koji Watanabe, presidente da divisão japonesa da HRC.

David Salters, presidente da HPD, que assumirá o mesmo cargo na HRC US também falou sobre as mudanças na montadora.

“A herança automobilística da Honda não tem precedentes. Nos últimos 30 anos, os homens e mulheres talentosos da HPD contribuíram para o nosso sucesso nos Estados Unidos. Estamos entusiasmados e muito orgulhosos de unir forças com nossos amigos e colegas da HRC Japan e representar a Honda Racing como uma organização global de corridas. Continuaremos nossas operações de automobilismo nos Estados Unidos enquanto desenvolvemos nossa força de trabalho e tecnologia para garantir que permaneçamos competitivos no cenário global de automobilismo em rápida mudança”, disse o presidente da HPD.

24 Horas de Daytona de 2024 marcará o lançamento da HRC US

Segundo o que foi divulgado, às 24 Horas de Daytona de 2024, agendadas para 27 a 28 de janeiro, marcarão o lançamento do novo HRC US. Além disso, os modelos Acura ARX-06 LMDh apresentarão o logotipo HRC.

Contudo, a possibilidade do carro competir no WEC e em Le Mans não é uma ideia exatamente nova.

“Sempre dissemos que temos que olhar para o Campeonato Mundial de Endurance. Temos um protótipo incrível do ARX-06, que foi criado graças à nossa equipe e ao parceiro responsável pela preparação do chassi, a Oreca. Estamos encantados com isso. Ele tem potencial para começar no WEC”, acrescentou Salters. 

“É claro que deve fazer sentido para os negócios e o marketing. É muito importante que o programa também seja competitivo. Existe agora uma forma mais formal de avaliar estes aspectos. Podemos olhar para o nosso envolvimento no desporto motorizado a nível global, mas as condições continuam as mesmas e temos de avaliar se a nossa participação é justificada”, finalizou.

Por fim, vale observar que a data de possível adesão ao WEC não está especificada. No entanto, provavelmente não será no próximo ano.

Comentários

Loading…

Joey Logano demonstra insatisfação com desempenho na Nascar: “Sou mau perdedor”

Red Bull pode se sagrar campeã da Fórmula 1 2023 no GP do Japão.

Saiba onde assistir ao vivo o GP do Japão de Fórmula 1