Após um tempo de adaptação com a nova equipe, que resultou em ótimo desempenho no último domingo na largada dos testes oficiais, o piloto Manuel Maldonado estava pronto para começar a segunda participação nas 24 Horas em Le Mans, a corrida mais famosa do mundo. Neste sábado ela acontece em sua edição centenária no traçado La Sarthe, que terá suas duas primeiras sessões de treinos livres nesta quarta-feira.
“Todo piloto sonha em correr em Le Mans e para isso é preciso se preparar intensamente, tanto física quanto psicologicamente. No domingo fiz uma simulação de corrida, enquanto meus companheiros faziam os treinos classificatórios. Nossas perspectivas apontam para o pódio nesta edição centenária”, disse o venezuelano.
Maldonado participará da LMP2, categoria que apresentará o maior número de carros da competição. Ele defenderá as cores da equipe Panis Racing, do ex-piloto francês de Fórmula 1 Olivier Panis, vencedor do GP de Mônaco em 1996. A equipe tem uma aliança estratégica com a Tech-1, equipe que já incluiu pilotos como Pierre Gasly e Danielle Ricciardo.
“Entrei para a equipe no mês de abril a fim de participar nas 4 Horas de Barcelona, prova pertencente ao European Le Mans Series, onde o time foi vice-campeã no ano passado. É a minha segunda participação em Le Mans e aqui a experiência conta, de modo que eu estou mais preparado”, acrescentou.
A competição, que também é o evento principal do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, contará com sessenta e dois carros na pista de La Sarthe, com 13.626 metros de extensão.
A Categoria Hypercar fornecerá dezesseis carros; a Toyota tentará manter a coroa do ano passado, com pilotos como Kamui Kobayashi, Mike Conway e José María “Pechito” López no Toyota GR010 Hybrid número 7 e Sebastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa no número 8, antes da incorporação de marcas como Peugeot e Ferrari.
A Categoria LMP2, onde competirá Manuel Maldonado, terá 26 carros e pilotos como Juan Manuel Correa, Pietro Fittipaldi, Robert Kubica e Simon Pagenaud entre outros. Vinte e um carros competirão na categoria GTE Am e um na categoria “Veículo Inovador” com o campeão mundial de F1 de 2009, Jenson Button, no comando.