in

Romain Dumas volta às 24 Horas de Daytona para pilotar a Proton Porsche

Piloto experiente, Romain Dumas volta à corrida após um hiato de mais de quatro anos longe da competição de presença no Rally

romain dumas
Divulgação / Red Bull / Porsche

Romain Dumas vai voltar às 24 Horas de Daytona, o que não disputa desde 2019, para dirigir o Porsche 963 da Proton Competition, no final deste mês. Dumas, que ficou sem vaga após a saída da equipe Glickenhaus, do WEC (Campeonato Mundial de Endurance), vai dividir a única vaga de sua nova equipe com Neel Jani, Gianmaria Burni e Alessio Picariello, na rodada do IMSA SportsCar Championship em 27 de janeiro.

Jani e Burni foram revelados como pilotos da Proton Porsche na publicação da lista de inscritos em novembro, enquanto Picariello é outra novidade à formação da equipe. O anúncio reúne ainda o próprio Romain Dumas com a Porsche. O piloto de 46 anos conquistou a segunda de suas duas vitórias nas 24 Horas de Le Mans com a mesma Porsche em Stuttgart, em 2016.

A novidade marca a volta de Romain Dumas após o hiato de quatro anos, com sua última participação competitiva em 2019 sendo em um Nissan DPi, com Jon Bennett, Colin Braun e Loic Duval, rendendo um quarto lugar.

Dumas está atualmente competindo no Rally Dakar em uma Toyota Hilux inscrita pela Rebellion Racing, e foi classificado provisoriamente em 32º no final da quarta etapa na terça-feira (9).

Picariello, por sua vez, dá o passo para protótipos de máquinas de alto nível depois de vencer o título da classe GTE, na European Le Mans Series (ELMS), com a Proton Porsche no ano passado. Esta seria sua segunda participação no endurance de Daytona depois de sua estreia em 2022 com a Porsche 911 GT3 R, da WeatherTech Racing na classe GTD.

Além de Romain Dumas, Proton terá outra novidade

Além da entrada de Romain Dumas, a Proton também estará presente na divisão GTD com um único exemplar do Ford Mustang GT3. Ryan Hardwick, que fez parte da formação GTE que conquistou o título na ELMS, o novo contratado de fábrica, Dennis Olsen, o piloto italiano Giammarco Levorato e o ex-piloto da Paul Miller Racing, Corey Lewis, foram revelados como as quatro contratações da equipe.

A Proton também anunciou que o Ford Mustang agora vai participar de toda a temporada IMSA com Levorato e Lewis, tendo originalmente planejado disputar apenas a abertura de Daytona.

Hardwick se juntará à equipe nas quatro corridas restantes da Michelin Endurance Cup.

“Para ter sucesso em Daytona, você precisa de um carro perfeitamente preparado, pilotos rápidos e uma equipe forte. Juntamente com os nossos parceiros, trabalhámos arduamente para criar as melhores condições possíveis para um início de sucesso no novo ano do automobilismo”, disse o proprietário da equipe, Christian Ried.

A Proton venceu as 24 Horas de Daytona do ano passado na classe LMP2, com um Oreca 07, pilotado por Bruni, James Allen, Francesco Pizzi e Fred Poordad, mas não estará presente na divisão secundária de protótipos este ano.

Escrito por Matheus Camargo

Comentários

Loading…

Rally Dakar

Líder geral do Rally Dakar quase atinge espectador na Etapa 4

rodin motorsport

Após saída de Trevor Carlin da equipe, Rodin muda de nome