Tristan Vautier estará no lugar de Jacques Villeneuve, que poderia voltar à competição em junho a fim de alcançar a sonhada tríplice coroa
Jacques Villeneuve estava programado para retornar a Le Mans em junho como parte de sua busca para completar a Tríplice Coroa do Automobilismo. Porém, agora foi escalado para o evento blue riband do WEC.
Ainda não está claro se o piloto retornará para as três rodadas restantes da temporada em Monza, Fuji e Bahrein. Mas ele está na lista de inscritos para Monza.
Villeneuve fez a estreia no Campeonato Mundial de Endurance este ano com a equipe Vanwall Hypercar, juntando-se a Tom Dillmann e Esteban Guerrieri em seu carro LMH Vandervell 680 não híbrido.
No entanto, ele lutou pela competitividade na primeira etapa da temporada, com uma queda no Prólogo de Sebring e outro incidente no final da corrida com um carro Ferrari GTE em Spa, o que agravou sua situação.
Ele também se envolveu em outra manobra em Portimão no mês de abril. O fato ocorreu após uma falha de freio em seu Vanwall, falha que o deixou incapaz de parar o carro a tempo de evitar bater nas barreiras.
O piloto já venceu a Indy 500 em 1995 antes de ir para a F1, ganhando o campeonato em sua segunda temporada em 1997 com a Williams. Fez duas aparições em Le Mans com a Peugeot de fábrica em 2007/08, terminando em segundo lugar em 2008 no Peugeot 908 que dividiu com Marc Gene e Nicolas Minassian.
Tristan Vautier substitui Villeneuve
O lugar de Villeneuve na Vanwall será ocupado pelo ex-piloto da JDC-Miller, Tristan Vautier, que correu no Circuito de la Sarthe no ano passado em um Oreca 07 inscrito pela ARC Bratislava na classe LMP2.
Vautier estava competindo com a JDC-Miller na IMSA desde 2018 e conquistou a primeira vitória geral em Sebring no ano passado, juntamente com os companheiros de equipe Loic Duval e Sebastien Bourdais.
Contudo, ele não fechou com a JDC-Miller após a mudança de Cadillac para máquinas de clientes da Porsche em 2023; o atleta assinou com a equipe Algarve Pro na European Le Mans Series.
Ainda que Vautier não tenha sido nomeado como parte da escalação do Algarve Pro Le Mans na classe LMP2, ele vai correr em La Sarthe pela segunda temporada consecutiva depois de ingressar na Vanwall.
Dillmann e Guerrieri serão os companheiros de equipe naquela que será a primeira saída de Le Mans desde 2020 para a equipe que antes operava sob o nome de ByKolles.