in

WEC 2024 tem 37 carros para a abertura da temporada no Catar

A relação de automóveis para a nova temporada é composta por 19 hipercarros e 18 carros GT3; saiba mais detalhes

Divulgação/FIA World Endurance Championship Website

O WEC apresentou seu grid inicial para a temporada de 2024. Um total de 37 carros de corrida participarão nas oito corridas, incluindo o destaque, as 24 Horas de Le Mans. A lista é composta por 19 hipercarros e 18 carros GT3, após esta categoria substituir os veículos GTE anteriores. Os automóveis LMP2 já não existem, e apenas 15 destes protótipos mais pequenos estão registados em Le Mans.

O campo dos hipercarros é liderado por dois Toyota GR010 Hybrids, incluindo o novo contratado Nyck de Vries, que substitui Jose Maria Lopez. Com exceção de Le Mans, os japoneses venceram todas as outras seis corridas da temporada. Sebastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa venceram o campeonato mundial à frente do carro irmão, comandado por Kamui Kobayashi, Mike Conway e Jose Maria Lopez.

O calendário do WEC de 2024 inclui oito finais de semana de corrida. O destaque da temporada, as 24 Horas de Le Mans, acontece nos dias 15 e 16 de junho. O ano começa com o chamado prólogo, os test drives oficiais da pré-temporada, no Catar, nos dias 24 e 25 de março. Uma semana depois, a temporada começa no mesmo Catar, onde o Sports Car World Campeonato acontece pela primeira vez.

Em seguida, há o percurso europeu com uma nova corrida em Imola, Itália, a corrida de 6 horas em Spa-Francorchamps e a corrida mais importante do ano em Le Mans. Após o clássico de 24 horas, novas corridas aguardam o retorno a São Paulo e Austin, no Texas, além de Fuji e o final da temporada no Bahrein, no dia 2 de novembro.

A novidade na temporada de 2024 é o processo de qualificação. Semelhante a Le Mans, as equipes participam de uma sessão de qualificação hiperpole em todas as corridas. Após uma sessão de 12 minutos para todos os carros, há outra sessão de 10 minutos para os 10 primeiros das classes Hipercarros e GT3, de forma a distribuir as primeiras posições de partida.

Avatar

Escrito por Arthur Santos Eustachio

Meu nome é Arthur Santos Eustachio. Sou formado em Jornalismo pela Cásper Líbero.

Atuo como produtor de conteúdo para sites e mídias digitais. Escrevo notícias sobre esportes em geral - hoje principalmente na área de automobilismo: Fórmula 1, MotoGP e Nascar. Já trabalhei na 365Scores e como administrador de páginas esportivas.

Meus esportes favoritos são futebol, tênis, basquete e Fórmula 1. Minhas maiores referências são Cristiano Ronaldo, Novak Djokovic e Max Verstappen.

No mais, curto ler, ouvir música, assistir filmes e, claro, praticar esportes.

Comentários

Loading…

Daniel Ricciardo

Daniel Ricciardo comenta rumores de possível ida à Mercedes

antonelli prema

Promessa italiana é cotada para substituir Lewis Hamilton na Mercedes em 2025