A Porsche suspendeu a construção dos veídulos do modelo 963 LMDhs de clientes para WEC, o Campeonato Mundial de Endurance, e para o IMSA Sports Car até o próximo verão. O segundo 963 da equipe britânica Jota para o WEC de 2024 será o último carro concluído antes da interrupção temporária da produção, segundo revelou o fabricante alemão, conforme o Motorsport.
A Porsche alterou o seu plano original para disponibilizar mais dois carros aos clientes para cada série no segundo ano de competição do 963. O plano permitiu o lançamento de quatro carros, dois por série, para clientes em 2023 e 2024.
O chefe do projeto da Porsche, Urs Kuratle, explicou que as razões para a decisão são duplas. A primeira é que a cadeia da empresa seria sobrecarregada de abastecimento. A segunda é de ordem técnica.
“Há um pequeno problema com o fornecimento de baterias, isso não é segredo: ter mais carros em campo seria um pouco problemático. O outro ponto é que iríamos sobrecarregar nosso sistema com suporte ao cliente: sentimos no meio da temporada que realmente atingimos o limite do suporte – a Porsche quer dar um bom suporte aos clientes.”
Os clientes da Porsche no WEC e na IMSA
Kuratle acrescentou que o projeto que é incorporado às fábricas da Penske Porsche Motorsport no WEC e IMSA e seu programa de clientes simplesmente não está tão avançado quanto era planejado. Ele afirmou que não há data certa para a retomada da construção dos 963 para o próximo ano.
O chefe da montadora insistiu que há demanda de clientes novos e existentes para o 963 e que mais carros, além do segundo chassi do Jota, poderiam ter sido vendidos em 2024. Supondo que o Jota consiga sua segunda inscrição no WEC, que provavelmente incluirá ex-pilotos de Fórmula 1 de alto nível, incluindo Robert Kubica e possivelmente Sebastian Vettel e Jenson Button, terão cinco 963 em competição no próximo ano.
Os dois carros do Jota no WEC serão acompanhados pela inscrição da Proton Competition, que entrou em operação na etapa de Monza em julho.
A Proton e a JDC Miller MotorSports executarão, cada uma, um 963 solo em uma campanha IMSA completa em 2024, com a última anunciando na terça-feira (14) que fechou com o ex-piloto do Cadillac WEC, Richard Westbrook, para o time.