Neste domingo (18), acontecerá a oitava etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Assim, o GP do Canadá de Fórmula 1 terá a sua largada amanhã, às 15h (horário de Brasília), no Circuito Gilles Villeneuve, na Ilha de Notre-Dame, em Montreal. A Band transmitirá a corrida ao vivo.
Assim, Max Verstappen mais uma vez largará na pole-position, marcando o tempo de 1:25:858 no Q3, mesmo diante da forte chuva que caiu no autódromo no treino oficial deste sábado (17). Desse modo, o holandês é o grande favorito na prova e tem tudo para manter a hegemonia da Red Bull em 2023 na Fórmula 1.
Afinal, a escuderia austríaca venceu todas as sete corridas anteriores: cinco com o próprio Verstappen e duas com Sergio Pérez. Nesse sentido, a Red Bull pode ser a terceira equipe a ganhar as oito primeiras corridas de uma mesma temporada da Fórmula 1.
Anteriormente, a façanha foi alcançada pela McLaren de Ayrton Senna e Alain Prost em 1988 e através da Mercedes de 2019, com Lewis Hamilton e Valteri Bottas. Aliás, a Red Bull pode atingir outras marcas importantes no GP do Canadá de amanhã (18).
Max Verstappen pode alcançar marca de Ayrton Senna na Fórmula 1
Conforme dados do blog Voando Baixo, de Rafael Lopes, do ge.globo, caso Max Verstappen triunfe, será a centésima vitória da escuderia representada pela empresa de energéticos na Fórmula 1. Além disso, a Red Bull seria a quinta equipe a alcançar a marca centenária na história da F1.
Por fim, com 40 vitórias, se Max Verstappen vencer no Canadá, igualará o número de Ayrton Senna, que conseguiu 41. O brasileiro é o quinto piloto que mais vezes recebeu a bandeira quadriculada na Fórmula 1. Senna aparece atrás de Lewis Hamilton (103 vitórias), Michael Schumacher (91), Sebastian Vettel (53) e Alain Prost (51).
Max Verstappen lidera a temporada com 170 pontos, com Sérgio Pérez em segundo com 117. Aliás, a Red Bull está disparada na frente no Mundial de Construtores, com 287 pontos, enquanto a Mercedes vem logo atrás com 152.