AlphaTauri e Alfa Romeo não existem mais na Fórmula 1 a partir de 2024. Isso porque as equipes escolheram novos nomes para esta temporada da categoria, cada uma com seu motivo em particular.
A escuderia satélite do Grupo Red Bull optou por vender seu naming rights para a famosa empresa de cartão de crédito Visa, tornando-se então Visa Cash App RB. Já a Sauber viu seu acordo com a Alfa Romeo chegar ao fim e também cedeu seu nome até a chegada da Audi em 2026, chamando-se agora Stake F1 Team Kick Sauber.
Dessa forma, as duas equipes que se concretizaram no grid da F1 nos últimos anos entram para o hall dos “nomes inusitados” da categoria, que já contou com escuderias com alcunhas bem diferentes no decorrer de sua renomada história.
Leia também:
– Cinco acidentes que mudaram a forma como a Fórmula 1 lida com o fogo
As equipes mais inusitadas da Fórmula 1
Confira agora uma lista com alguns dos nomes mais diferenciados que já fizeram parte do grid da categoria mais popular do automobilismo mundial. Vale ressaltar que as equipes foram organizadas por ordem alfabética, ou seja, fica a critério do leitor decidir qual o nome mais “bizarro” entre os selecionados.
EuroBrun
Em 1988, a Euroracing e a Brun Motorsport decidiram unir forças na Fórmula 1 e escolheram um nome até que simpático, mas que chamava atenção dos mais distraídos durante alguns Grandes Prêmios: EuroBrun. Apesar da expectativa das duas marcas, a escuderia não obteve sucesso nas pistas e chegou ao fim de apenas 3 provas ao longo de três temporadas pela categoria.
Goldie Hexagon Racing
Inaugurada em 1974, a Goldie Hexagon Racing não ficou por mais de um ano na Fórmula 1. No entanto, foi tempo suficiente para que a equipe contasse com os talentosos John Watson e Carlos Pace como pilotos. Ainda assim, a equipe chamou mais atenção por contar com um dos nomes mais chamativos daquela época do que pelo seu desempenhos nas pistas, visto que pontuou em apenas três Grandes Prêmios.
Vale ressaltar que o batismo da escuderia foi então em referência a John Goldie, um magnata do setor imobiliário que patrocinou a equipe na época, e a Hexagon, uma concessionária de automóveis da Grã-Bretanha, que também esteve envolvida no projeto.
MasterCard Lola
O grupo Red Bull não foi o primeiro a batizar uma escuderia com o nome de uma empresa de cartão de crédito. Antes disso veio a MasterCard Lola, participante “relâmpago” da Fórmula 1 em 1997. O brasileiro Ricardo Rosset foi então um dos dois pilotos escolhidos para esta missão que não durou sequer um Grande Prêmio.
A escuderia britânica participou de apenas um fim de semana de competições em 1997. No GP da Austrália, a equipe enfrentou dificuldades e não conseguiu se classificar de fato para correr a primeira prova da temporada. Por fim, a MasterCard Lola conseguiu a incrível proeza de falir em menos de um mês, sequer chegando ao segundo Grande Prêmio daquele ano.
Um fato pra lá de irônico é que, apesar da presença da Mastercard como patrocinadora, a equipe enfrentou consideráveis problemas financeiros e, por isso, teve de dar adeus rapidamente à Fórmula 1.
Osella
No caso da Osella Corse, o principal fator para estar nesta lista não é seu nome original – que remetia ao seu fundador Enzo Osella – e sim a escolha de adicionar patrocinadores em suas alcunhas.
Na década de 80, a escuderia chegou a correr pela Fórmula 1 com os nomes Denim Osella, Denim S.A.I.M.A. Kelémata Osella, Landis & Gyr Osella e Fondmetal Osella. Ou seja, daria pra fazer uma lista a parte apenas com os nomes selecionados pela extinta escuderia italiana.
Super Aguri
Acredite, esse não é o nome de algum super-herói japonês e sim de uma equipe que correu pela F1 entre 2006 e 2007. Isso porque o ex-automobilista Aguri Suzuki escolheu nomear sua equipe desta maneira.
Apesar dos esforços de Bernie Ecclestone, a Super Aguri se despediu da categoria marcando apenas 4 pontos em duas temporadas. O então proprietário da Fórmula 1 tentou sem sucesso evitar a falência da escuderia com seu próprio dinheiro no início de 2008.
Visa Cash App RB e Stake F1 Team Kick Sauber
Qual será então o desempenho da Visa Cash App RB e da Stake F1 Team Kick Sauber em 2024? Independente de como elas se saírem nas pistas nesta temporada, é certo que seus nomes já entraram para a história da Fórmula 1.