O campeão da Indy em 2021, Alex Palou, não escondeu que um de seus objetivos é pilotar na Fórmula 1, que para ele é “o topo” do automobilismo mundial. Um dos principais nomes de sua categoria, Paulo disse que gostaria de uma oportunidade.
“Quero sempre mais, melhora, enxergo onde estão os meus limites. O topo do automobilismo está na Fórmula 1. Então, se eu tiver uma chance, gostaria de estar lá, estarei pronto”, garantiu o piloto espanhol da Indy à agência EFE sobre o que é a Fórmula 1 para o automobilismo.
Palou é o piloto reserva da McLaren para a temporada 2023, o que gera a expectativa no espanhol por uma chance na equipe.
“Bem, é uma mistura de férias e aprendizado intensivo. Agora com uma função diferente que é mais oficial, reserva, tendo que ficar atento se algo realmente acontecer”, disse Alex Palou sobre o que está realizando na McLaren.
“E agora com um pouco mais de experiência do que é a Fórmula 1, como funciona, com os engenheiros, com toda a equipe. Feliz, aprendendo muito e curtindo muito.”
Relação de Alex Palou com a McLaren chama a atenção
Ainda na entrevista, ele explicou como é sua relação com a McLaren, visto que é campeão da Indy, mas segue como piloto reserva. Para Alex, ele “faz tudo”, mas não a “melhor parte”.
“Estou como se fosse um piloto, mas obviamente sem sair para a pista, que no final das contas é a melhor parte”, brincou Alex Palou sobre sua participação com a McLaren na Fórmula 1.
“Estou em todas as reuniões, com os pilotos, nas estratégias, no ‘set-up’ do carro, e depois também reuniões extras que a equipe só tem internamente enquanto os pilotos atendem a mídia. Quando não há reuniões posso aproveitar mais e dar ‘voltas rápidas’ na pista.”
A McLaren faz temporada ruim na temporada 2023 da Fórmula 1, estando na quinta posição no Mundial de Construtores, com apenas 14 pontos ganhos. Lando Norris somou dez pontos no ano em cinco corridas, enquanto o outro piloto da equipe, o australiano Oscar Piastri, somou apenas quatro, também nos cinco GPs.