in

Alonso fala sobre possibilidade de Newey na Aston Martin: “Sempre quis trabalhar com ele”

Foto de Fernando Alonso para ilustrar o piloto espanhol que teria tido oferta de subsituir o mexicano Sergio Pérez recusada pela equipe Red Bull Racing
Divulgação / Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team / Twitter

O piloto espanhol Fernando Alonso revelou que trabalhar com um dos maiores nomes do design de carros da Fórmula 1, Adrian Newey, é um “sonho” de carreira em meio a especulações de que ele pode fechar com a Aston Martin para 2025.

Newey ficará livre no mercado para o ano que vem após avisar a Red Bull que vai deixar a equipe. O comunicado se deu antes da disputa do Grande Prêmio de Miami, neste final de semana, e abalou o mundo da Fórmula 1.

O experiente projetista de 65 anos foi fundamental para o sucesso da Red Bull ao longo dos anos, sendo crucial para o carro multicampeão de Sebastian Vettel. Com ele a equipe conquistou 13 campeonatos — 6 de construtores e 7 de pilotos.

Ironicamente, foi justamente Fernando Alonso que esteve do lado adversário da parceria Vettel e Newey, perdendo os campeonatos mundiais de 2010 e 2012 para a Red Bull.

Em 2022, a Red Bull voltou a ser a força dominante da Fórmula 1, com Newey desempenhando um papel fundamental em sua forma na era do “efeito solo”.

Agora, desde que decidiu sair da Red Bull, Adrian Newey tem seu nome ligado a duas equipes: a Ferrari, que também terá Lewis Hamilton em 2025, e a atual equipe de Fernando Alonso, a Aston Martin.

“Sempre quis trabalhar com ele uma vez na vida. Eu o respeito muito e o considero provavelmente o melhor que a Fórmula 1 já teve, uma lenda do esporte. Me sinto de certa forma privilegiado por correr ao lado dele no paddock, obviamente como competidor, mas sou um sortudo por fazer parte da sua jornada e ele também fez parte da minha, porque sempre competi contra os seus carros”, disse Alonso em Miami em trecho divulgado pelo Crash.net.

Alonso quase foi para a Red Bull

Fernando Alonso esteve perto de fechar com a Red Bull em algumas ocasiões durante sua carreira, principalmente em 2008 e 2009. O bicampeão mundial esclareceu as conversas com a Red Bull, confirmando que Adrian Newey fez parte dessas negociações.

“Estive perto algumas vezes. Até falei com ele algumas vezes porque algumas dessas reuniões no passado não foram apenas com Christian (Horner) e Helmut (Marko), algumas delas foram com Adrian. Sempre expressei minha admiração por ele e ele sempre compartilhou seu respeito comigo. Vamos ver o que ele fará no futuro.”

Escrito por Matheus Camargo

Comentários

Loading…

Adrian Newey Aston Martin

Empresário de Newey indica o futuro do designer após anúncio de sua saída da Red Bull

KTM MotoGP

KTM revela “sinais positivos” após testes em Jerez para o MotoGP