O espanhol Fernando Alonso traçou paralelos entre sua batalha na última volta com Sergio Pérez no Grande Prêmio do Brasil e sua vitória em San Marino em 2005 sobre Michael Schumacher. O piloto da Aston Martin conquistou seu oitavo pódio nesta temporada ao superar o mexicano na última volta em um dramático final.
Apesar da Red Bull ser o carro mais rápido e ter ultrapassado Alonso no início da volta, o espanhol demonstrou sua perícia ao fazer uma manobra de última hora para ultrapassar Pérez. Assim, Alonso relembrou as suas vitórias anteriores, incluindo o seu triunfo sobre Schumacher no Grande Prémio de San Marino de 2005, em Ímola.
“Foi mais fácil em 2005 porque não era DRS. Então provavelmente foi mais fácil. Agora, com o DRS, parece um pouco diferente, e você também tem que jogar as coisas de maneira um pouco diferente. Se em 2005 você perder a posição, então é tchau, não dá para se recuperar e aqui tive outra chance”, disse Alonso.
“Foi introduzido para proporcionar um show um pouco melhor e hoje é um bom exemplo disso porque você é ultrapassado a duas voltas do final e então tem outra chance, especialmente aqui no Brasil”, acrescentou.
Após uma corrida defensiva , Alonso segurou com sucesso a Ferrari de Schumacher nas últimas 12 voltas para garantir uma vitória memorável. Na temporada de 2005, a principal competição de Alonso foi a Ferrari, representada por Schumacher e Kimi Raikkonen.
Apesar de enfrentar um motor pouco confiável enquanto as Ferraris ostentavam um carro superior, ele conseguiu garantir o campeonato mundial de pilotos de 2005. Além disso, o fim de semana do Grande Prêmio do Brasil foi repleto de nostalgia, pois Lando Norris brincou com Alonso sobre seus títulos mundiais anteriores.
O britânico foi às redes sociais com uma foto ao lado de Alonso e Max Verstappen. Na legenda, escreveu ‘2 campeões mundiais e eu’, depois que ambos dividiram o pódio.