A AlphaTauri decidiu qual será o seu time para a temporada 2024. Vivenciando um processo de transformação com troca de nomenclatura, ainda não definida qual será o novo investidor, a equipe já fixou que Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo serão os pilotos para o próximo ano.
A decisão, no entanto, não foi das mais fáceis. Isto porque, diante da lesão de Ricciardo, o jovem Liam Lawson tem protagonizado desempenho satisfatório, mostrando evolução gradativa em cada uma das corridas, chegando até pontuar no GP de Singapura, realizado no último final de semana.
Nos bastidores, a Red Bull que é responsável pela AlphaTauri decidiu que Tsunoda terá direita à quarta temporada na equipe, enquanto o lesionado Ricciardo, acionado com a temporada 2023 já em curso, terá direito a uma jornada completa, com Lawson, piloto reserva, sendo preterido.
Apesar de ter ficado de fora das escolhas, Lawson seguirá na função de piloto reserva tanto na AlphaTauri como na RBR. Diante da lesão de Ricciardo, o jovem neozelandês estará representando a escuderia no GP de Suzuka, no Japão, neste final de semana, e ainda tem tudo para correr no GP do Qatar.
Depois da oficialização da AlphaTauri, Tsunoda e Ricciardo não esconderam a satisfação pela renovação de vínculo.
“Estou ansioso para continuar lutando e colaborando com a equipe e Daniel. Sou grato pela Red Bull e Honda, por continuarem a apoiar e acreditar em mim, e muito feliz e grato por continuar a parceria”, destacou o piloto japonês, sendo completado por Daniel.
“Estou animado por dirigir com Yuki novamente no próximo ano e continuar a jornada com AlphaTauri. Seguindo o progresso que já fizemos e os planos para o futuro, é um momento emocionante para a equipe. Estamos construindo e é uma ótima sensação”, avaliou Ricciardo.
ALPHATAURI SATISFEITA
Diretor da AlphaTauri, Franz Tost elogiou o amadurecimento de Tsunoda, e falou sobre as projeções futuras para Liam Lawson.
“Quanto a Liam, que impressionou a todos em suas corridas até agora, ele definitivamente ajudará a equipe em seu papel de desenvolvimento como terceiro piloto, e tenho certeza de que ele terá um futuro na Fórmula 1 em breve”, destacou Tost.