in

Diretor da Mercedes expressa confiança nas regras da Fórmula 1 e defende parceria entre Red Bull e AlphaTauri

Apesar de posicionamento, equipe alemã prefere evitar alianças com outras equipes dentro da F1

Diretor da Mercedes expressa confiança nas regras da Fórmula 1 e defende parceria entre Red Bull e AlphaTauri James Allison
Reprodução / X - @MercedesAMGF1

Não é novidade que existe uma forte parceria entre a AlphaTauri e a Red Bull. A primeira equipe possui cada vez mais dependência em relação aos componentes do segundo time, gerando preocupações dentro da categoria. Assim, recentemente, Zak Brown, da McLaren, chegou a pedir o fim dessas parcerias. No entanto, agora, James Allison, diretor técnico da Mercedes, expressou toda a sua confiança nos regulamentos da principal categoria do automobilismo.

Segundo Allison, as regra proíbem efetivamente a troca de conhecimentos técnicos cruciais entre as equipes. Dessa forma, a Mercedes prefere acreditar que não há ganhos legais decorrentes de tais colaborações.

“Não tenho muita certeza de qual é a natureza das relações entre essas duas equipes, mas estou claro sobre quais são as regras. Além da parte muito limitada do carro onde você tem permissão para fornecer peças e, portanto, uma certa quantidade de dados técnicos junto com essas peças, em todos os outros aspectos as regras são muito rígidas sobre não repassar nada que seja propriedade intelectual de uma equipe para outra”, falou o diretor da Mercedes para o site Motorsport.com.

“A forma como essa regra está escrita é muito ampla e poderosa, e praticamente torna qualquer comunicação proibida. Se duas equipes têm um relacionamento forte entre si, só pode ser realmente um relacionamento comercial forte. Não pode ser uma relação técnica forte ou desportiva forte porque as regras proíbem isso”, acrescentou Allison.

Mercedes já teve uma parceria semelhante com a Aston Martin

Curiosamente, o chefe da Mercedes também lembrou na entrevista que a Mercedes já contou com uma parceria bem parecida com a Aston Martin.

“No passado era mais aberto, e o relacionamento que a Mercedes tinha com a equipe que hoje é a Aston Martin, na época era um relacionamento que permitia uma liberdade muito maior do que hoje. Em resposta a esse relacionamento, as regras foram substancialmente mais rígidas para significar que você não pode realmente ter um relacionamento técnico ou esportivo”, relembrou o diretor.

“Se acontecer que existe, isso é algo que causaria infelicidade. Então não dá muito para buscar um relacionamento próximo com outra equipe do ponto de vista técnico pois não é algo permitido”, finalizou James Allison.

Comentários

Loading…

Foto de Fernando Alonso para ilustrar o piloto espanhol que teria tido oferta de subsituir o mexicano Sergio Pérez recusada pela equipe Red Bull Racing

Alonso projeta temporada de protagonismo na Aston Martin em 2024

Chefe da Gresini relata bastidores do primeiro teste de Marc Márquez

Marc Márquez abre o jogo sobre troca da Honda pela Gresini Ducati