in

Andrea Stella diz que McLaren pode alcançar Red Bull em um ano 

Chefe da McLaren, Andrea Stella chama atenção para a reformulação da equipe desde o início de sua gestão no time de Woking

McLaren espera alcançar a Red Bull na Fórmula 1
Andrea Stella e Lando Norris (Reprodução / X - @McLarenF1)

A McLaren segue em seu processo de renascimento na Fórmula 1 após um início de temporada complicado em 2023. E a melhora da equipe de Woking está diretamente ligada  ao início da gestão Andrea Stella como chefe da equipe.  

Antes da chegada do italiano, a equipe britânica tinha apenas 14 pontos nos cinco primeiros GPs de 2023. A partir da reformulação do MCL60, Lando Norris e Oscar Piastri se recuperaram e a McLaren passou a enfileirar pódios no segundo semestre.

Mantendo o processo de reformulação, a McLaren iniciou a temporada de 2024 como uma das principais equipes com poder de desafiar a Red Bull. Além do time de Woking, apenas a Ferrari aparece com esse status.

+ McLaren admite que precisa entregar carro melhor para Norris

Em entrevista ao Motorsport.com, Stella falou sobre o atual momento da McLaren. Para o italiano, se mantiver o ritmo de desenvolvimento pelos próximos 12 meses, a McLaren poderá alcançar a Red Bull.

“Acho que, no geral, se olharmos para um período de 12 meses, desenvolvemos mais que os demais. Acho que a Red Bull não fez muito ano passado. Claramente, estavam trabalhando muito nos bastidores, porque eles inovaram dramaticamente o carro”.

“E para inovar o carro como eles fizeram. Leva meses de redesign. Eles estavam fazendo todo esse trabalho, e quando eles trouxeram o novo carro, foi um grande passo. Então, mesmo se, aparentemente, tenhamos perdido terreno, e perdemos, porque eles estavam trabalhando nos bastidores, é por isso que precisamos olhar a longo prazo, porque estamos em uma trajetória forte. Para mim, isso me leva a dizer internamente: se mantivermos essa trajetória de desenvolvimento pelos próximos 12 meses, por que não? Podemos alcançar a Red Bull”, acrescentou.

Atualizações para Miami:

De olho no Grande Prêmio de Miami, que acontece neste fim de semana, a McLaren prepara uma série de atualizações para o carro. Stella deixa claro que as mudanças não serão tão amplas quanto os pacotes introduzidos em 2023. Entretanto, o chefe italiano vê as atualizações como um passo decente.

“Teremos algumas atualizações em Miami, veremos como que elas performam. E, assim como é para todos, há várias pessoas na fábrica focada no desenvolvimento. É uma guerra de desenvolvimento. Esse é o trabalho real da F1, melhorar constantemente os carros. E é isso que temos que fazer”, avaliou.

“Essa atualização não será tão grande quanto as duas que tivemos ano passado na Áustria e em Singapura. Mas deve ser um passo decente, visível, se tivermos correlação na pista, em comparação com o túnel de vento. É sempre um grande ‘se’. Porque, você sabem, mesmo que tenhamos o ritmo de correlação dos últimos 12 meses, sempre podem surgir surpresas”, completou Stella.

Danielle Barbosa

Escrito por Danielle Barbosa

Jornalista.

Comentários

Loading…

Max Verstappen pode estar de saída da Red Bull

Ecclestone não vê Verstappen saindo da Red Bull: “Ele é inteligente demais pra isso” 

Adrian Newey Aston Martin

Empresário de Newey indica o futuro do designer após anúncio de sua saída da Red Bull