Que a Red Bull domina a Fórmula 1 há algumas temporadas e deve seguir assim por mais alguns anos. Recentemente, Toto Wolff afirmou que Max Verstappen é maior problema da Mercedes na atualidade, e que espera brigar com os taurinos a partir de 2026. Desta vez, o chefe da McLaren, Andrea Stella, afirmou saber onde exatamente a RBR tem vantagem sobre sua equipe.
Para Stella, o que está impedindo Lando Norris e Oscar Piastri de enfrentar a Red Bull nas pistas tem a ver com os pneus.
“A diferença está principalmente em termos de tempo de volta com pneus usados. Vimos que com pneus novos podemos lutar por posição. Mas assim que os pneus se degradam, parece que Max, Red Bull, eles podem ter menos degradação”, começou Stella.
“[No GP do Brasil] Os pneus estavam se degradando talvez um décimo a cada duas voltas. É uma degradação significativa e se você puder limitar isso, depois de 10 voltas em um trecho, são décimos de segundo, então acho que é aí que eles são superiores no momento.”
Para o italiano, contudo, esse problema não tem mais chance de ser resolvido nesta temporada. Vale lembrar que restam duas corridas para o fim da temporada.
“Onde pensamos que a diferença foi feita, não podemos fazer muito com este carro. O carro melhorou com a atualização de Singapura em termos de gerenciamento de pneus, mas não o suficiente para poder competir, especialmente quando a degradação é alta. E vimos alguns outros carros degradando bastante, como Mercedes e Ferrari”, avaliou.
+ Nico Rosberg liga alerta sobre “desempenho mental” de Lando Norris na Fórmula 1
Na atual temporada, Lando Norris soma sete pódios. Desses pódios, o piloto inglês foi o segundo melhor colocado em seis oportunidades, sendo cinco delas com Verstappen no topo. Norris ‘perdeu’ a disputa com Verstappen no Brasil, Estados Unidos, Japão, Hungria e Inglaterra. Em Singapura, ele foi superado por Carlos Sainz, da Ferrari – o holandês da Red Bull terminou a corrida na quinta colocação.