O grupo de mídia Funke anunciou a demissão de Anne Hoffman, editora-chefe da revista Die Aktuelle. A jornalista alemã se envolveu em uma grande polêmica nesta semana, quando publicou uma entrevista falsa com Michael Schumacher, tendo como base o uso da inteligência artificial.
“Este artigo de mau gosto e enganoso nunca deveria ter aparecido. Não corresponde de forma nenhuma aos padrões de jornalismo que nós — e nossos leitores — esperamos de um grupo como o Funke”, declarou a diretora das revistas da empresa, Bianca Pohlmann.
“A editora-chefe da Die Aktuelle, Anne Hoffmann, que tinha a responsabilidade jornalística da revista desde 2009, está afastada de suas funções a partir deste sábado”, completou.
O grupo Funke ainda utilizou o seu pronunciamento para pedir desculpas à família Schumacher. Vale ressaltar que a revista alemã destacou a suposta entrevista em suas redes sociais, afirmando que era a primeira de Michael após o acidente de esqui, que aconteceu nos Alpes franceses, em 2013.
Sobre a entrevista
O grupo de mídia realçou o uso de inteligência artificial no texto, que foi publicado na última quarta-feira (19). Na falsa reportagem, Michael “abordou” detalhes de sua vida após o acidente e destacou o apoio de seus familiares durante o período de recuperação.
A polêmica causou um grande impacto na família do heptacampeão, que estuda um possível processo na Justiça.
Michael Schumacher foi o primeiro piloto a conquistar sete títulos mundiais na Fórmula 1. O alemão segue em recuperação domiciliar, em sua casa na Suíça. Nenhuma informação complementar foi divulgada pela família, que mantém a privacidade do heptacampeão.