Após pavimentar seu legado como chefe de equipe da AlphaTauri por vários anos, Franz Tost encerrou sua função na equipe satélite do grupo Red Bull ao fim da temporada de 2023.
Embora mantenha seu envolvimento no automobilismo, Tost descartou que, ao menos por enquanto, haja a possibilidade de o vermos atuar como comentarista na televisão. Ao contrário de muitos ex-pilotos e ex-chefes de equipe que costumam ir para esse caminho, o austríaco expressou, em entrevista à Auto Bild, que esse estar longe de ser seu interesse no momento
“Definitivamente, essa não é a minha praia“; brincou. “Eu teria que dar muitas respostas políticas. Isso não combina comigo. E muitas pessoas não conseguiriam viver com a verdade“; alegou Tost.
Franz elogiou o ex-piloto e agora comentarista Ralf Schumacer e deu a entender que seguiria a mesma linha de comentários ‘ácidos’: “Ralf, que faz isso muito bem, é muito direto para a maioria das pessoas. Eu seria ainda mais radical“.
– Franz Tost solta o verbo sobre críticas ao calendário: “Burnout é para pessoas preguiçosas”
No entanto, Ao que parece, o ex-chefe de equipe já possui planos e há uma chance de que ele permaneça vinculado à família Red Bull, explorando outras oportunidades dentro da equipe.
Helmut Marko, conselheiro da Red Bull atualmente, disse em novembro que, se necessário, tanto a equipe principal quanto a AlphaTauri poderão contar com os conselhos de Franz Tost em breve. Ou seja, assim como Marko, ele pode se tornar conselheiro do grupo austríaco dentro dos próximos meses.
“Sim, as negociações (para uma nova função) ocorrerão no dia 15 de janeiro“; revelou Tost. “Depois disso, veremos como continuarei trabalhando na Red Bull. Basicamente, eu sempre estarei ligado ao automobilismo, então certamente posso me imaginar no papel de consultor“; encerrou o austríaco de 67 anos.
A “despedida” de Franz Tost
Com a troca de de Vries por Ricciardo e a lesão do australiano – que deu então lugar a Liam Lawson por um curto período – quatro pilotos passaram neste ano pelas mãos Franz Tost, o experiente chefe de equipe que deixou a função na equipe satélite da Red Bull após 18 temporadas.
Em entrevista recente, Daniel Ricciardo, que seguirá como piloto da AlphaTauri nessa temporada, afirmou que sentirá falta de Tost.
“(Ele é) ‘Imenso’. Eu me lembro muito bem da primeira reunião que tivemos em seu escritório, e entrei com um pequeno sorriso. Ele estava olhando para mim, tentando me preparar para o que estava por vir.“; iniciou Daniel. “Você sabe, é um esporte sério e um mundo difícil. Ele também foi muito honesto comigo“; revelou assim o experiente piloto.