in

Após duas bandeiras vermelhas, Verstappen garante a pole no GP da Holanda

Piloto holandês confirma favoritismo e crava pole em em Zandvoort

Max Verstappen pilotando o carro da RBR
Divulgação: X/Red Bull

A maioria dos pilotos demonstraram preocupação quanto a possibilidade de chuva nos treinos qualificatórios. No entanto, a chuva ficou apenas na ameaça, garantindo uma classificação acirrada na Fórmula 1 no Grande Prêmio da Holanda. Desse modo, Max Verstappen assegurou a pole position em Zandvoort, 13ª etapa da temporada 2023.

O atual bicampeão mundial superou Lando Norris, que ficou com o segundo lugar. George Russell, Alex Albon, Fernando Alonso, Carlos Sainz, Sergio Pérez, Oscar Piastri, Charles Leclerc e Logan Sargeant completaram o top-10, respectivamente.

Por outro lado, vale observar que Lewis Hamilton não conseguiu se classificar para o Q3 e largará na 13ª posição.

Q1 – Albon lidera primeira parte das qualificatórias

Os 18 minutos do Q1 contaram com muita ação na pista do início ao fim e algumas polêmicas. Assim, alguns pilotos se mostraram descontente com o fato de outros rivais estarem lentos e atrapalharem as voltas rápidas.

Apesar disso, no fim, Albon foi o mais rápido com 01min20s939. Em seguida, veio Verstappen, Piastri, Norris e Sainz, completando o top 5. Alonso ficou com o décimo tempo e Hamilton com 12º.

Por fim, Zhou Guanyu, Esteban Ocon, Kevin Magnussen, Valtteri Bottas e Liam Lawson ficaram de fora do Q2.

Q2 – Hamilton fica de fora dos dez primeiros

Como ainda existia a ameaça de uma forte chuva, os pilotos não perderam tempo nos boxes e saíram assim que a regressiva de 15 minutos começou.

Dessa forma, com a pista ficando mais seca a cada minuto, Verstappen foi o mais rápido da segunda parte com 01min18s856. Em seguida, veio Piastri e Albon, surpreendendo novamente. Alonso, Leclerc, Russell, Norris, Pérez, Sainz e Sargeant completaram o top 10 e se classificaram para o Q3.

Por fim, Lewis Hamilton não conseguiu se classificar e largará em 13º. Lance Stroll, Pierre Gasly, Yuki Tsunoda e Nico Hulkenberg também ficaram de fora da última parte do treino qualificatório.

Q3 – Verstappen assegura a pole position em “casa”

Com a pista ainda mais seca, alguns pilotos resolveram arriscar os pneus macios. Desse modo, na primeira saída, Albon, Alonso e Russell estavam entre os que optaram pelos slicks. Aos poucos, os demais foram aos boxes e fizeram a troca.

No entanto, com oito minutos para o fim, tivemos a primeira bandeira vermelha do dia. Sargeant pegou um trecho molhado no primeiro setor, perdeu o controle e bateu na barreira de proteção.

Após uma longa parada, a pista voltou a ser liberada, mas a pouco mais de quatro minutos do fim, Leclerc perdeu controle da sua Ferrari e acabou batendo de lado no setor intermediário da pista. Novamente, tivemos uma bandeira vermelha.

No fim, Max Verstappen garantiu mais uma pole position na Holanda com 01min10s567. Lando Norris completou a primeira fila e George Russel ficou com a terceira posição.

Alex Albon, Fernando Alonso, Carlos Sainz, Sergio Pérez, Oscar Piastri, Charles Leclerc e Logan Sargeant, completaram o top 10, respectivamente.

Por fim, vale observar que a Fórmula 1 volta à pista amanhã (27) às 10h (horário de Brasília). A transmissão fica por conta da Band e da F1TV Pro.

Comentários

Loading…

Lewis Hamilton fala sobre retorno de Ricciardo

Ricciardo sofre acidente e está fora do GP da Holanda

De ponta a ponta, Álvaro Cho vence a primeira na BRB Fórmula 4 Brasil na corrida 1 em Goiânia