in

Aston Martin divulga balanço com prejuízo milionário na temporada 2022

Aston Martin teve volume expressivo de gastos na última temporada da Fórmula 1; veja todos os detalhes abaixo

Aston Martin, GP da Inglaterra
Divulgação/Aston Martin

O último ano esteve longe de ser dos melhores para a Aston Martin. Segundo balanço divulgado, a equipe teve uma perda de 53 milhões de libras (cerca de R$ 325,3 milhões na cotação atual) e um aumento de quase 9 milhões de libras no déficit do ano anterior.

Apesar do seu aumento no faturamento com patrocinadores e prêmios faturados, a equipe teve altos gastos no custeio do novo regulamento. Operando sob a bandeira AMR GP Limited, a Aston Martin faturou 188,7 milhões de libras em faturamento, aumentando em mais de 38 milhões de libras no comparativo com o ano anterior.

Contudo, as despesas administrativas e outros compromissos resultaram em uma perda de 52,9 milhões de libras. Em 2021, estes gastos haviam sido de 43,3 milhões na moeda europeia. Os custos globais com toda a equipe ficaram na casa de 54,9 milhões de libras.

Ao todo, a Aston Martin conta com um quadro de 504 funcionários, sendo 81 pessoas executando funções administrativas, e outros 423 mergulhados na “produção, design e técnica”.

ASTON MARTIN EM RESULTADOS

Depois de uma primeira metade de temporada avassaladora na Fórmula 1, com Fernando Alonso cravando uma sequência de pódios, a Aston Martin vem em queda livre. O espanhol perdeu o terceiro posto para Lewis Hamilton, enquanto na disputa do Mundial de Construtores, a escuderia caiu para a quarta posição, perdendo o posto para a Ferrari.

No momento, a Aston Martin aparece com sete pódios faturados, o segundo maior índice entre as dez equipes, e 221 tentos somados. A Ferrari é a terceira com 285, enquanto a Mercedes é segunda, com 305. A Red Bull já garantiu o título antecipado, tendo faturado expressivos 623 tentos.

A próxima prova da temporada na Fórmula 1 ocorre somente na próxima semana, com o GP do Qatar, o 17º circuito do ano. Depois da disputa, restarão seis corridas para o desfecho do ano.

Escrito por Cido Vieira

Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalha no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo futebol e o automobilismo

Comentários

Loading…

Foto de carros da Mercedes no GP do Japão de Fórmula 1 para ilustrar a equipe alemã que abriu o jogo sobre mudanças no carro W14, atual modelo, de olho em ajustes para a próxima temporada da categoria

Estudo projeta cenário ruim para Mercedes em 2024; entenda

Jorge Martin

Jorge Martín vence sprint do GP do Japão e reduz vantagem de Bagnaia na MotoGP