A Aston Martin começou a temporada 2023 da Fórmula 1 estando na frente de rivais importantes como Mercedes, Ferrari e McLaren. Conquistou cinco pódios nas primeiras seis provas do campeonato.
Entretanto, não manteve a regularidade e terminou o campeonato de construtores na 5ª posição. Apesar disso, tem o que comemorar.
O bicampeão mundial Fernando Alonso, por exemplo, ficou em 4° lugar, no torneio entre pilotos. Fez 206 pontos. A pontuação é a mesma do ferrarista Charles Leclerc.
Tais resultados dão à escuderia o status de maior surpresa da Fórmula 1. É o que avalia o ex-piloto da categoria Jolyon Palmer.
“Essa foi mais uma das grandes sensações do ano e um grande enredo durante toda a temporada”, iniciou.
“Quem diria que Fernando Alonso voltaria à frente com tanta consistência, pela primeira vez em 10 anos?”, questionou Palmer
“Foi uma conquista brilhante para a Aston Martin liberar uma arma como essa no Bahrein e eles conseguiram atrair o piloto certo para extrair o melhor dele”, reconheceu.
“O estilo de pilotagem de Alonso também se adequou ao carro de tração forte e ele mostrou que ainda está no topo de sua forma, mesmo aos 42 anos”, prosseguiu.
Os melhores resultados da Aston Martin, em 2023, foram os segundos lugares conquistados pelo espanhol nas corridas de Mônaco, Canadá e Holanda.
“A única coisa que faltou nesse retorno de conto de fadas foi a 33ª vitória, e ela esteve tão perto”, observou Palmer.
“A queda da equipe no final do ano pode ser motivo de preocupação, mas se eles conseguirem ter um inverno forte mais uma vez, uma vitória de Fernando pode ser possível em 2024″, finalizou.
Calendário 2024 da Fórmula 1
A próxima edição do torneio mundial está marcada para ocorrer de 29 de fevereiro até 8 de dezembro. 24 provas serão disputadas, o que é um recorde na história da categoria.
O campeonato inicia com o Grande Prêmio do Bahrein e termina com o GP de Abu Dhabi. O GP de São Paulo é a etapa 21 e vai ocorrer de 1 a 3 de novembro.