De acordo com informações do site Motorsport.com, a Aston Martin pode formular parceria com a Honda na Fórmula 1 futuramente. Nos bastidores, há conversas que preveem um acordo vigente a partir da temporada 2026 da principal categoria do automobilismo mundial.
A novidade pode chegar justamente em um ano onde a F1 passará por mudanças, e implementará um novo regulamento de unidades de potência. O período também marca o desligamento da marca japonesa com a Red Bull, que optou por uma troca, tendo assim a Ford como nova parceira, após o término de contrato.
Atualmente, a Aston Martin tem os seus motores fornecidos pela Mercedes, mas isso deve mudar brevemente. Além do Motorsport.com, o TheRace classifica que a parceria entre Honda e Aston Martin é provável.
Segundo a publicação, as tratativas têm ganhado força nos bastidores, com a empresa nipônica garantindo a sua manutenção na Fórmula 1 a partir de 2025, já que até o momento não possui uma parceria firmada após este período.
Há três anos, a Honda oficializou que deixaria a F1 ao término de 2021, com o objetivo de focar em soluções do “carbono-zero”, mas acabou sendo surpreendida com o sucesso da parceria com a Red Bull, tendo Max Verstappen como campeão.
Neste cenário, a montadora seguiu na Fórmula 1, tendo feito um acordo de compartilhamento de tecnologia com a RBR, que criou a Red Bull Powertrains, que será explorado futuramente com a Ford a partir de 2026.
Na atual temporada, a Aston Martin aparece na segunda colocação do Mundial de Construtores, com 102 tentos computados, contra 224 da Red Bull, responsável por vencer as cinco provas da temporada 2023.
Fernando Alonso é o terceiro no Mundial de Pilotos, com 75 pontos, enquanto Lance Stroll aparece com 27 tentos conquistados. Verstappen é o dono do topo, com 119 pontos.