Sensação na temporada 2023 da Fórmula 1, a Aston Martin contemplou recentemente a chegada do novo pacote de atualizações em seu dois carros. A equipe de Silverstone apresentou um sidepod e assoalho reforçado, e o resultado já foi um segundo lugar com Fernando Alonso, no GP do Canadá.
Em entrevista recente, o chefe da Aston Martin, Mike Krack, detalhou o quanto as atualizações podem contribuir com o rendimento da equipe nas pistas, e projetou um maior equilíbrio em relação à Red Bull, que vem “nadando de braçadas”, tendo vencido todas as provas da categoria até o momento.
Como a F1 agora seguirá para os circuitos europeus de longa tradição, é esperado que alto downforce da Aston Martin seja testado novamente, agora com as modificações nos dois carros. Para Krack, o desempenho em curvas de alta velocidade será melhor, algo que no Canadá ainda não foi possível ver, em virtude da “pegada” do circuito.
“O Canadá é específico. Eu disse em Barcelona que devemos sempre esperar algumas corridas para identificar realmente onde você está”, disse Krack, citando uma proximidade maior da Aston Martin e concorrentes no páreo com a RBR.
“A mistura entre as atualizações e as características da pista torna realmente difícil obter uma imagem clara, então a coisa mais segura a dizer neste momento é que a Red Bull está na frente e as outras três estão próximas”, disse Krack.
Ainda na visão do chefe, a equipe de Silverstone ainda irá otimizar a especificação com o passar da temporada, com o aperfeiçoamento prova a prova.
“Eu acho que sempre que você coloca peças novas no carro, você tem que fazer um pequeno ciclo de reaprendizagem, como seu carro está se comportando em diferentes condições, em diferentes alturas corretas. Temos muito a aprender e também temos que desenvolver o carro ainda mais nas próximas corridas”, pontuou o diretor da Aston Martin.