O segundo assento na Mercedes segue sem dono para 2025, mas no paddock se sabe que um dos principais objetivos da equipe é trazer o piloto Andrea Kimi Antonelli, da Fórmula 2, para assumir a vaga e iniciar sua vida na Fórmula 1. Segundo a ex-estrategistra da Aston Martin e atual comentarista da Sky Sports, Bernie Collins, a equipe tem medo de perder o jovem prodígio para algum concorrente.
A questão interna é se ele está ou não pronto para a mudança para a Fórmula 1 aos 18 anos. Toto Wolff tem deixado claro que a Mercedes seguirá uma “nova direção” no ano que vem e falou abertamente sobre não querer perder o talento, como fez com Max Verstappen no passado.
No podcast Sky Sports F1, Bernie Collins sugeriu que esta é a razão pela qual Toto Wolff está ansioso para colocar Antonelli na vaga tão rapidamente.
“Há a impressão potencial de que há medo de perder o novo Verstappen. Eles querem apoiar alguém jovem e depois trazê-lo através do programa e então, potencialmente, dentro de alguns anos, esse será o próximo Verstappen. Há esse tipo de medo em perder Kimi e é potencialmente por isso que haveria esse impulso para talvez colocá-lo na vaga um pouco antes dele estar pronto”, destacou Bernie Collins.
Bernie Collins sugeriu caminho para Antonelli
Esta temporada é a primeira de Antonelli na Fórmula 2, logo depois de deixar a Fórmula 4. Isso levou a alguns questionamentos sobre se ele está pronto para passar para a Fórmula 1 de forma tão rápida. Para Bernie Collins, caminho pode ser como o de George Russell.
“Ele pode ir para a Williams no segundo semestre do ano? Depois, assume o lugar da Mercedes. Já vimos isso acontecer no passado. Aconteceu com George Russell. Ele passou alguns anos na Williams, depois se mudou para a Mercedes. Isso foi tão bem-sucedido quanto colocá-lo direto na Mercedes? Nós não podemos saber.”
No entanto, comentários recentes do chefe da Williams, James Vowles, deixam claro que atualmente não há espaço para Andrea Kimi Antonelli na equipe para 2025. O dirigente afirmou que sua prioridade número um para a próxima temporada da Fórmula 1 é Carlos Sainz.