in

Bottas aprova mudanças em sua equipe e projeta maior eficiência em 2024

Automobilista finlandês demonstra empolgação sobre chegada de uma nova equipe técnica à Stake F1 Team Kick Sauber, na expectativa de reestruturação da escuderia

Valtteri Bottas engenheiro ex-ferrari
Crédito: Divulgação / Stake F1 Team

Valtteri Bottas sofreu com uma campanha abaixo do esperado na última temporada de Fórmula 1, ainda pela Alfa Romeo. O piloto viu sua equipe terminar o Campeonato de Construtores na nona colocação, com apenas 16 pontos.

Em 2024, primeiro ano após o fim da parceria entre Stake e Alfa Romeo, que vinha desde 2019, Bottas espera que a equipe encontre o caminho do desenvolvimento. Uma vez que em 2023 a escuderia não foi capaz de melhorar seu desempenho geral ao longo de sua campanha.

A chegada de James Key como diretor técnico da equipe em setembro do ano passado, é a grande aposta do piloto para a ‘virada de chave’ em 2024.

“Onde estamos como equipe, provavelmente foi uma coisa boa obter alguns pontos de vista diferentes de pessoas diferentes. E James tem sido ótimo”, afirmou Bottas, em entrevista ao Speedcafe.

“Ele já encontrou caminhos e maneiras diferentes de seguir com o novo carro, e nossa equipe tem algumas pessoas razoavelmente boas de outras equipes, equipes maiores, trabalhando no departamento aeronáutico. Então estamos apenas recebendo pessoas que podem pensar um pouco fora da caixa”, projetou o piloto, apostando em uma nova equipe técnica.

Chegada de novo CEO também é vista positivamente por Bottas

Além da chegada de Key, outras contratações têm sido feitas pela Stake. Ademais, o novo cenário inclui também o ingresso de Andreas Seidl, que assumiu o cargo de CEO do Grupo Sauber, um ano atrás.

Bottas aprova as mudanças e acredita que o novo estágio colabora para um desenvolvimento melhor de sua equipe em 2024.

“Algumas pessoas saíram, outras chegaram”, disse. “As pessoas mudaram para diferentes posições, até mesmo a equipe de engenharia. Fizemos uma reestruturação dentro da equipe que pouca gente conhece”, sentenciou Valtteri Bottas.

“Isso era necessário. Tivemos que mudar as coisas, e mudar é bom. Era disso que precisávamos. Então, é por isso que eu tenho esperanças para o ano”, concluiu sobre sua projeção.

Além disso, Bottas abriu o jogo sobre o carro novo para a próxima temporada de Fórmula 1:

“Quero ter o controle do carro onde eu quiser, e com um pouco de subviragem muitas vezes é complicado, então definitivamente sou um pouco mais pontiagudo em termos de comportamento do carro”, disse.

Análise do carro de 2023

Contudo, Bottas destacou que é “bastante neutro” em relação ao seu estilo de pilotagem. Enquanto o carro do ano passado, segundo ele, não apresentou, no entanto, falhas em termos de configuração.

“Em termos de configuração, ele (o carro de 2023) foi muito bom”, avaliou o piloto. “Não tivemos grandes problemas para acertar o manuseio e, às vezes, o passeio quase parecia bom demais”, disse.

“Eu perguntaria se poderíamos ir mais duro e mais baixo, para que isso não fosse realmente um problema com o carro. O manuseio e o equilíbrio foram do meu agrado”, revelou Bottas sobre o carro em 2023.

“Era mais sobre o desempenho puro que nos faltava. Para nós, muitas vezes (no ano passado) para igualar as velocidades de reta dos outros, tivemos que correr uma asa mais baixa. Isso significa que você tem menos downforce, então faltou um pouco de eficiência”, completou Bottas.

Escrito por Luciano Ferreira

Comentários

Loading…

Sergio Pérez, Red Bull

Sergio Pérez começa 2024 sob pressão e vive “ultimato” na Red Bull

Fernando Alonso, Red Bull

Fernando Alonso desabafa sobre o atual momento da Fórmula 1: “Difícil entender”