in

Bottas é punido com desqualificação na classificatória do GP de Silverstone; entenda

O piloto da Alfa Romeo sofreu pena nesta sábado devido a amostras insuficientes de combustível em seu carro; leia mais

Reprodução: Alfa Romeo/Twitter

Valtteri Bottas foi desqualificado na classificação para o Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1 após seu Alfa Romeo ter sido considerado com uma amostra de combustível insuficiente.

A exclusão, aliás, tem sido o resultado normal para essa infração. Alex Albon, por exemplo, foi o último piloto a receber tal penalidade no GP da Austrália do ano passado.

Neste sábado (8), Bottas parou na pista no Q1, relatando falta de força, já tendo feito o suficiente para avançar para o Q2 em 11º lugar. Porém, não conseguiu participar na segunda sessão; por isso, sem marcar tempo, classificou-se em 15º.

No entanto, após a sessão, a FIA descobriu que não havia combustível suficiente no carro para cumprir a exigência obrigatória de um litro para teste. Quando um carro para na pista na classificação, a FIA também calcula quanto combustível teria sido usado para voltar aos boxes, porque os carros são obrigados a retornar com sua própria força, o que não acontece no final das corridas.

“Após a sessão de qualificação de hoje, vimos que no carro número 77 havia uma amostra de 1 litro de combustível mais a quantidade de combustível que teria sido consumida para voltar aos boxes. Foi possível colher uma amostra de 0,090 litro”, disse o delegado técnico, Jo Bauer. 

“Como a quantidade de combustível necessária para produzir uma amostra de 1 litro para devolver o carro à garagem foi calculada em 2,39 litros, estou encaminhando este assunto aos comissários para consideração”, acrescentou.

Os comissários observaram que não havia circunstâncias atenuantes para a Alfa Romeo. Confirmada a exclusão do piloto, ele pode largar do fundo do grid. Isso significa que Sergio Pérez, Yuki Tsunoda, Zhou Guanyu, Nyck de Vries e Kevin Magnussen ganharam um lugar cada um.

Questionado sobre o problema no treino classificatório, Bottas disse não saber por que o carro parou. “Ainda não. Precisamos descobrir. Obviamente, há muitos motivos que podem fazer o motor parar. Portanto, não sei. É uma pena, mas não há muito que eu possa fazer a respeito”.

“Na verdade, não vi o tempo final do Q2, não sei o quão longe eu estava do corte, mas pelo menos chegamos ao Q2 desta vez; e é realmente extremamente próximo. Então, acho que demos alguns passos em relação a ontem. Agora ainda precisamos esperar até amanhã para ver como está o ritmo”.

Além disso, Bottas disse que o último pacote de atualização melhorou o carro. “É um passo; eu definitivamente sinto melhoras e acho que hoje conseguimos extrair um pouco mais com uma configuração. Parece que precisava de uma configuração diferente em termos de direção”, concluiu.

Arthur Santos Eustachio

Escrito por Arthur Santos Eustachio

Meu nome é Arthur Santos Eustachio. Sou formado em Jornalismo pela Cásper Líbero.

Atuo como produtor de conteúdo para sites e mídias digitais. Escrevo notícias sobre esportes em geral - hoje principalmente na área de automobilismo: Fórmula 1, MotoGP e Nascar. Já trabalhei na 365Scores e como administrador de páginas esportivas.

Meus esportes favoritos são futebol, tênis, basquete e Fórmula 1. Minhas maiores referências são Cristiano Ronaldo, Novak Djokovic e Max Verstappen.

No mais, curto ler, ouvir música, assistir filmes e, claro, praticar esportes.

Comentários

Loading…

Stock Car

Matías Rossi consegue primeira pole e larga na frente em Interlagos

De Vries não tem permanência na AlphaTauri garantida