O campeão mundial de 1997 da Fórmula 1, Jacques Villeneuve, expressou preocupação com a entrada iminente da Audi na categoria. A empresa alemã vai assumir a atual equipe Sauber a partir de 2026, tornando-se uma equipe de trabalho completa.
Com a Alfa Romeo em 2022, a equipe ressurgiu, garantindo o sexto lugar no campeonato de construtores. O período subsequente foi difícil para a Sauber, que ainda não atingiu o ápice em 2024. Villeneuve alertou que levará muito tempo para a Audi dar a volta por cima na equipe suíça, dados os anos de resultados ruins.
“Eles estão se juntando a um time que não tem sido bom há tantos anos. Você simplesmente não pode inventar know-how. É algo que você constrói com o tempo. Você pode ver isso com a Williams. Eles ficam bons por um tempo, mas você paga o preço dos pilotos, de tudo isso, você paga com atraso”, disse o campeão Villeneuve à Sports Illustrated.
“E agora a equipe está se reconstruindo, mas isso não acontece da noite para o dia. Também leva tempo. Então, isso não vai acontecer da noite para o dia.”
Campeão mundial com a Williams, Villeneuve deu exemplo ruim da Alpine para alertar a Audi
O canadense também questionou o quão comprometida a Audi estará com a Fórmula 1, fazendo a comparação com a Renault na Alpine. Embora a Alpine tenha o apoio dos fabricantes, muitos questionaram seu compromisso com a categoria em termos de finanças e até que ponto desejam vencer.
“E então como eles estão se juntando? Eles estão aderindo da mesma forma que a Renault e a Alpine, apenas para fazer parte da Fórmula 1 e criar alguma imagem ou para realmente serem pilotos e tentar sair e vencer? Isso não sabemos. O que é perigoso para os construtores quando eles chegam é que eles podem facilmente decidir em cinco minutos, ‘ok, vamos embora, tchau’ e eles vão embora e não se importam”, disse o ex-piloto da categoria.
“Eles são ótimos para o esporte, mas também são muito perigosos nesse aspecto. De onde uma equipe como a Williams não pode sair. Existe com e por causa da Fórmula 1. O que a Williams fará se parar a Fórmula 1? Nada. Então, você está certo de que eles encontrarão uma maneira de perseverar para melhorar e porque esse é o seu pão com manteiga.”