Zak Brown definiu um novo acordo para estender o vínculo de Lando Norris com a McLaren como uma das prioridades da equipe em 2024. O CEO da escuderia do Reino Unido está confiante de que poderá ter poder convencimento sobre o piloto.
Brown reconhece que tem o tempo a seu favor, mas sabe que uma provável investida da Mercedes pode ser uma iminente ameaça. Isso porque a marca alemã se aproxima de mudanças no manuseio de seus carros, pois os contratos de Lewis Hamilton e George Russell se expiram no final de 2025.
Dessa forma, Zak está preparado para agir rapidamente em caso de investida da equipe alemã. E assim evitar uma mudança de Norris em 2026 para escuderia gerida por Toto Wolff.
Questionado pelo portal Speedcafe.com se após renovação com Oscar Piasti até 2026 o novo passo seria ‘blindar’ Norris, Brown garantiu ser uma “prioridade”.
“Sim, eu diria que é a próxima prioridade”, reconheceu o CEO da McLaren. “Há muitas prioridades, e certamente com Lando temos algum tempo, mas ele é um piloto que todos no pit-lane querem”, prosseguiu.
“Quanto tempo mais Lewis vai? O que a Mercedes vai fazer? Quanto tempo o Sérgio (Pérez) tem?”, destacou, insinuando que a marca alemã não é a única ameaça. Ou seja, a Red Bull Racing, na busca por um novo companheiro para Max Verstappen, poderia procurar Norris para substituir Pérez.
“E acho que, com o desempenho de Lando, ele estaria no topo da lista de todos.”, enfatizou, após destacar que nenhuma das três equipes têm uma dupla com a visibilidade da sua.
Zac Brown explica quando Lando Norris poderá renovar com a McLaren
“Mais cedo… Acho que o mercado já está indo.”, respondeu Brown quando questionado se buscaria uma renovação com o piloto antes que o mercado “explodisse”.
“Ele está muito confortável no ambiente, com seu companheiro de equipe.”, assegurou sobre o momento atual de Norris na equipe do Reino Unido.
Por fim, Brown enalteceu o “renascimento” da McLaren na temporada passada, após um início de forma lenta e abaixo do esperado. Mas com as atualizações promovidas pelo chefe da equipe, Andrea Stella, a escuderia protagonizou uma reviravolta no grid a partir do Grande Prêmio da Áustria.
As mudanças continuaram para o GP de Cingapura, e sob a liderança de Lando nas pistas, a McLaren terminou o Campeonato de Construtores da F1 de 2023 na quarta colocação.