A temporada de 2023 chegou ao seu fim e, mesmo em meio às festividades de fim de ano, as equipes, como a Aston Martin, já trabalham para entregar o melhor carro possível para o próximo ano.
Talvez a maior surpresa desta temporada, a escuderia britânica ficou na 5ª colocação entre os construtores, somando 280 pontos. Ela chegou a “flertar” com o top-3, sendo uma adversária significativa para Mercedes e Ferrari, mas teve uma forte queda de rendimento após a pausa de verão.
Segundo apontado pelo jornal espanhol MARCA, Mike Krack, então chefe de equipe da Aston Martin, recebeu uma série de perguntas dos fãs da equipe e não teve outra opção a não ser dar algumas dicas sobre o carro de 2024.
“O carro do próximo ano será como um ‘irmão mais novo’ do AMR23, e evoluirá em todas as áreas“; revelou Krack, em relação ao que espera do AMR24.
O luxemburguês também afirmou que enfim vencer um Grande Prêmio de Fórmula 1 se tornou o principal objetivo da escuderia para um futuro próximo na categoria. Tal ambição não não parece estar tão distante, graças ao recente desempenho do já veterano Fernando Alonso.
“Vamos tentar de tudo para vencer uma corrida em 2024. Já estivemos perto este ano em Mônaco, em Montreal, em Zandvoort, mas, infelizmente, sempre teve um neerlandês que foi mais rápido“; disse ele, em referência ao desempenho avassalador de Max Verstappen.
“Estamos mantendo o sonho acordado e vamos nos esforçar muito para vencer um (Grande Prêmio), e esperamos não decepcioná-los“, concluiu Mike Krack.
Aston Martin trocará de nome na Fórmula 1
A escuderia britânica confirmou nesta semana algo que já vinha sendo especulado há meses nos bastidores da Fórmula 1: a saída da Cognizant como “patrocinadora principal” e a efetivação da petrolífera saudita Aramco como sua maior parceira.
Isso resultará então na renomeação da equipe de Fernando Alonso e Lance Stroll a partir de 1º de janeiro de 2024. Assim, a equipe deixará de se chamar Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team, tornando-se a Aston Martin Aramco Formula One Team.
Trata-se também de um acordo a longo prazo, já que a Aramco será a principal patrocinadora da equipe pelos próximos cinco anos, até 2028. Esse acordo fortalece significativamente a base financeira da Aston Martin, considerando que a petrolífera é um dos gigantes do patrocínio e um pilar essencial na Fórmula 1.