in

Chefe da Ferrari admite que a equipe ‘errou’ com Charles Leclerc no GP dos EUA

Piloto monegasco foi desclassificado da corrida, mas também sofreu com estratégia de apenas uma parada

Ferrari Charles Leclerc
Reprodução/F1.com

Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari na Fórmula 1, reconheceu que a equipe italiana cometeu um erro de estratégia com Charles Leclerc no Grande Prêmio dos Estados Unidos. Assim, o monegasco largou da pole e foi ultrapassado rapidamente por Lando Norris e Lewis Hamilton. Além disso, ele foi o único piloto a executar estratégia de apenas uma parada.

Até o fim da prova, Leclerc caiu para o sexto lugar. É claro que isso pouco importou, já que ele foi desclassificado por uma infração na prancha. Por outro lado, seu companheiro de equipe, Carlos Sainz, teve a mesma estratégia que o restante do pelotão, ou seja, parou duas vezes e ficou em terceiro lugar após Lewis Hamilton também ser desclassificado.

Desse modo, ao falar sobre os resultados finais, antes de saber das desclassificações, Vasseur admitiu que os italianos erraram com o monegasco.

“De um lado da garagem com Carlos, nos saímos muito bem. Começando em P4, terminando em P4, terminamos dois ou três segundos atrás de Norris, e acho que tudo correu bem. Com Charles, que estava 10 segundos à frente de Carlos após 12 voltas, nos comprometemos com uma parada, e não foi uma boa escolha, é óbvio”, iniciou o chefe da Ferrari.

“Provavelmente o problema é que não tínhamos uma imagem clara sobre isso antes da corrida, estávamos um pouco hesitantes, e ele hesitou um pouco no primeiro stint, empurrando ou não. Não estava muito claro antes da corrida, como você pode imaginar. Tínhamos as duas opções. Acho que cometemos o erro ao prever que o field seria 50-50. E não foi”, acrescentou o engenheiro francês.

Chefe da Ferrari admite que esperava a mesma estratégia nas outras equipes

Após aceitar a escolha errada, Vasseur deixou claro que os italianos esperavam que os outros parassem apenas uma vez.

“Acho que Hamilton não estava longe de fazer uma parada, [George] Russell, acho que ele fez uma parada claramente. Mas como ele foi o último do grupo, é muito mais fácil mudar se você for o último e estiver na mesma estratégia que os outros. É melhor mudar e correr riscos”, disse o chefe da Ferrari.

Além disso, o francês também enfatizou que a escolha dos seus adversários dificultaram a vida de Leclerc.

“Não é apenas uma questão de décimos de segundos nos pneus. É uma questão do que os outros estão fazendo também. Porque o que foi ainda mais difícil com Charles foi que todos se comprometeram nas duas etapas”, acrescentou o engenheiro.

“Isso significa que você tem muito mais trânsito ao seu redor. Não é que todo mundo esteja fazendo a mesma corrida que você, e você tem uma corrida limpa. Como você não está na sequência, os caras estão te ultrapassando uma ou duas vezes. E cada vez que alguém está te ultrapassando, você está perdendo dois segundos. Significa que quando você tem essas duas vezes, quatro caras, você está perdendo oito vezes 1,5 segundo, são 12 segundos. Foi um erro”, finalizou o chefe da Ferrari.

Comentários

Loading…

Max Verstappen Red Bull, Fórmula 1

Max Verstappen ironiza vaias e gritos por Pérez no GP dos EUA: “Eu que levei o troféu para casa”

Quartararo

Quartararo admite que Yamaha não está nem perto do nível da Ducati no MotoGP