Na disputa acirrada pelo vice-campeonato do Mundial de Construtores da Fórmula 1, a Mercedes levou a melhor sobre a Ferrari. A diferença foi mínima, de apenas três pontos. Enquanto a escuderia de Lewis Hamilton e George Russell anotou 409, o time de Charles Leclerc e Carlos Sainz marcou 406 pontos. A Red Bull foi a campeã de forma disparada, conseguindo 860.
Mesmo que a Ferrari tenha sido a única equipe fora a Red Bull ao vencer uma corrida na temporada, através de Carlos Sainz no GP de Singapura, não seria o suficiente para superar a Mercedes.
Chefe da Ferrari lembrou erro cometido na primeira corrida da temporada
Nem a segunda colocação de Leclerc ontem (26), no GP de Abu Dhabi, bastou para a Ferrari chegar ao vice. George Russell, da Mercedes, completou o pódio da corrida vencida por Max Verstappen, no circuito de Yas Marina.
Desse modo, o chefe da escuderia de Maranello, Fred Vasseur, formou uma lista com as oportunidades perdidas. Então, mencionou a primeira corrida de 2023 em março, no GP de Bahrein.
“Começamos com o pé errado no Bahrein, quando tivemos que parar quando estávamos em terceiro, e recebemos a penalidade para a segunda corrida. Isso significou que, para o Charles, foram quase 25 pontos de penalidade depois de duas provas, mais os pontos que estamos dando aos demais. As duas Mercedes estavam atrás de nós”, avaliou o dirigente.
Fred Vasseur completou: “No geral, você tem altos e baixos durante a temporada, mas com certeza cedemos mais pontos que nossos concorrentes, até mesmo nossos concorrentes diretos. É outro tema que temos que trabalhar para o próximo ano, para sermos mais oportunistas e mais eficientes“, concliu o chefe da Ferrari.