in

Chefe da Williams abre o jogo sobre regulamentos atuais da Fórmula 1: “Não são um erro”

James Vowles, chefe da Williams, saiu em defesa do regulamento, que deve ser mais uma vez modificado na temporada 2026

James Vowles chefe da Williams
Imagem de James Vowles, chefe de equipe da Williams na Fórmula 1. (Crédito: Divulgação / Williams Racing)

O chefe da Williams, James Vowles, revelou que os atuais regulamentos da Fórmula 1 não são um fracasso, apesar dos pilotos acharem cada vez mais difícil seguir os concorrentes que estão acima.

O atual pacote aerodinâmico, que foi introduzido em 2022, pretendia tornar mais fácil seguir e, portanto, ultrapassar do que nos regulamentos anteriores.

Inicialmente, isso ocorreu, mas no terceiro ano de desenvolvimento do carro os pilotos têm relatado que o ar sujo está se tornando cada vez mais um problema e o acompanhamento está se tornando mais uma vez mais difícil.

James Vowles questionou o foco no controle de esteiras nas regras atuais, chamando de um “desafio do tipo inclinação em moinhos de vento”. O incentivo às ultrapassagens voltará a ser abordado nas regras de 2026, que ainda estão em debate.

Veja o que disse o chefe da Williams ao Motorsport:

“Não acho que os regulamentos tenham falhado. Acho que isso seria totalmente injusto. Acho que a competição é bastante acirrada no meio-campo. Há ultrapassagens que acontecem. Acho que mesmo com os dados que podemos ver agora, ainda é melhor do que as gerações de carros de 2021 e 2020”, disse o chefe da equipe.

“Mas especialmente o grupo desenvolveu o carro de uma forma extraordinária que, à medida que você desenvolve a força descendente, torna mais difícil de seguir. Mas ainda acho que, com base em todas as métricas e em todos os dados que podemos ver, agora você está chegando mais perto do que estava antes como resultado de algumas coisas, o que era uma intenção por trás disso. Se eles vão melhorar em 2025, não, acho que não. Não há razão para pensar que vai melhorar no próximo ano. E em 2026, novamente, as regras ainda estão sendo ratificadas neste momento, então é difícil avaliar isso.”

O chefe da Aston Martin, Mike Krack, apoiou a visão de James Vowles sobre os atuais regulamentos.

“Acho que os regulamentos não são uma falha. Permitiu vários designs desde o início, depois obviamente um domínio que nenhum de nós deseja, mas isso é um fato”, foi claro sobre o domínio da Red Bull.

“Mas, no geral, acho que ainda temos mais um ano e então daremos as boas-vindas aos novos. Como James disse, eles ainda não estão 100% consertados e estamos ansiosos por isso. Mas, honestamente, acho que os regulamentos atuais são bem feitos e tivemos ótimas corridas.”

Avatar

Escrito por Matheus Camargo

Comentários

Loading…

Fernando Alonso, Aston Martin

Alonso espera por melhora da Alpine no GP da Austrália

Frederic Vasseur, chefe da Ferrari

F1 hoje: Ferrari trabalha para diminuir diferença para a Red Bull