O formato atual das sprints na Fórmula 1 sempre provocou grandes discussões nos bastidores entre os times que compõem o grid. Há algum tempo já foi sinalizado que uma mudança deve ser contemplada na categoria. Depois de tantos impasses, os chefes de equipe e a FIA parecem ter encaminhado um acerto para a alteração, mas há um ponto de impasse.
Segundo informações da revista Motorsport Aktuell, a Fórmula 1 iria discutir novamente o modelo dos finais de semana com sprint race. Nos bastidores, já está alinhado que primeiro ocorrerá os treinos livres seguidos de qualificação para a corrida sprint. Com isso, a corrida sprint será no sábado de manhã e a qualificação para a corrida principal à tarde, seguida do GP no domingo.
Um termo que ainda se discutirá é a ordem inversa de partida. Há duas ideias sendo debatidas pelo chefes intitulada de “grelha invertida” ou a toda a grelha seria invertida para a corrida de velocidade ou apenas os dez primeiros colocados. Contudo, isso vai reduzir de forma significativa o valor acrescentado do Sprint Shootout na Fórmula 1.
Segundo rumores, há vários soluções para este quadro. A primeira delas seria os pontos podendo ser atribuídos para a qualificação de sprint ou grelha invertida poderia ser determinada com base na classificação do mundial. Entretanto, não se sabe a grelha invertida vai de fato acontecer, uma vez que nem todos os times que compõem o grid são favoráveis da ideia.
A Fórmula 1 2024 se inicia no dia 29 de fevereiro, com os treinamentos do circuito de Sahkir, no Bahrein. Ao todo, serão 24 provas ocorrendo na temporada, entre elas o GP de Interlagos, em São Paulo.
Nos próximos dias, as equipes irão apresentar os novos carros para 2024, e os primeiros testes serão liberados. Vencedora de 21 das 22 corridas realizadas, a Red Bull desponta como favorita mais uma vez.