in

Colômbia negocia GP em Barranquilla e se aproxima da Fórmula 1; entenda

País sul-americano pode receber a Fórmula 1 nos próximos anos; Brasil é a única nação do continente que sedia corridas desde 1999

Divulgação/Red Bull

Desde quando o GP da Argentina teve a sua última edição em 1998, apenas o Brasil passou a sediar as corridas da Fórmula 1 na América do Sul. Ou seja, o circuito de Interlagos passou a ser o único a receber a principal categoria do automobilismo mundial no continente.

Entretanto, o Brasil pode ter companhia. De acordo com informações do portal Infobae, a negociação da Colômbia com a FIA obteve um avanço positivo. Assim, a expectativa é que Barranquilla receba a Fórmula 1 entre 2026 e 2027, no Autódromo Motor Sport Park.

Dessa forma, o país de Juan Pablo Montoya poderá ser a casa do futuro GP do Caribe de Fórmula 1. Conforme o Infobae, desde o ano passado que o projeto envolvendo a corrida vem sendo trabalhado. Segundo o prefeito de Barranquilla, Jaime Pumarejo, a execução vem ocorrendo de “vento em popa’.

“A Colômbia tem chances de ganhar um GP em Barranquilla. Demos o nome de Grande Prêmio do Caribe para nos inserir no grande Caribe, mas a outra realidade é que esse grande prêmio pertence a todo o país. Se todos nos unirmos, será uma grande oportunidade para mostrar ao mundo que a Colômbia tem mais a oferecer e isso significa crescimento”, falou Pumarejo, em entrevista a Blu Radio.

“Barranquilla está muito à frente”, informou um jornalista especializado em Fórmula 1

Além disso, o portal Fórmula Directa comunicou que os organizadores do Grande Prêmio em Barranquilla fizeram reuniões com dirigentes da Formula 1, na Liberty Media. Desse modo, a corrida estaria numa lista de espera da categoria para daqui a cinco anos, já que outros locais também aguardam a oportunidade.

Conforme o jornalista Pedro Fermín, especialista em Fórmula 1, Barranquilla tem boas chances. “A Malásia quer voltar, Long Beach está disposta a esperar por uma vaga, a França quer retornar com o autódromo Paul Ricard e há mais na lista de espera. Barranquilla também está muito à frente, a África do Sul continua com problemas com os promotores e Londres está mais atrás. O segundo GP da Arábia Saudita também nos aguarda”, declarou.

Além do GP do Brasil, a Fórmula 1 ocorre nas Américas também no GP do México, que está programado para 29 de outubro. A corrida em Interlagos será na semana seguinte, em 5 de novembro

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Comentários

Loading…

Disputa entre Lewis Hamilton e Fernando Alonso

Lewis Hamilton acirra disputa contra Fernando Alonso 

Lewis Hamilton sobre Max Verstappen

Lewis Hamilton cita Max Verstappen e admite que gostaria de estar no lugar do holandês