O holandês Max Verstappen acrescentou mais uma pole position na carreira de piloto da Fórmula 1. Neste sábado (3), o competidor da Red Bull Racing (RBR) foi o mais rápido do treino classificatório que definiu o grid de largada para o Grande Prêmio da Espanha. O atual bicampeão mundial completou 20 voltas e cravou 1:12.272.
“O carro estava realmente muito bom. A classificação iniciou um pouco difícil por causa do clima, mas na terceira parte, o carro estava ajustado”, avaliou.
O segundo mais rápido do dia foi Carlos Sainz. O piloto da Ferrari vai competir em casa. Ele foi pouco menos de meio segundo mais lento que Max Verstappen.
“Fizemos todo o possível no dia de hoje. Não deixamos nada a desejar”, analisou Sainz. A terceira posição ficou Lando Norris.
A diferença entre o piloto da McLaren e Sainz foi ainda menor: abaixo de 0,1 segundo. “Sainz vai correr em casa. Então pensei em dar um décimo a dele. Estou muito feliz com o resultado”, brincou Norris.
O resultado foi bastante comemorado na garagem da McLaren. O chefe da equipe, Zak Brown, foi filmado cumprimentando todos os demais colaboradores após o fim do treino classificatório.
Leclerc, Pérez e Russell ficam pra trás
O atual vice-campeão da Fórmula 1 decepcionou e foi eliminado logo na primeira rodada do treino classificatório para o GP da Espanha.
O melhor tempo de Charles Leclerc foi 1:14.079. Com isso, o competidor da Ferrari vai largar na penúltima colocação. Em conversa via rádio com a equipe, o piloto não escondeu a frustração.
“Nós estamos fora, certo?”, perguntou. “Sim, estamos fora”, respondeu o engenheiro. “Inacreditável”, resumiu Leclerc.
Os pilotos Sergio Pérez (Red Bull Racing) e George Russell (Mercedes) também foram eliminados mais cedo. Pérez vai largar em 11° lugar. Russell, em 12°.
Verstappen lidera grid de largada do GP da Espanha
- Max Verstappen (Red Bull Racing)
- Carlos Sainz (Ferrari)
- Lando Norris (McLaren)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Lewis Hamilton (Mercedes)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Nico Hulkenberg (Haas)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Oscar Piastri (McLaren)
- Sergio Pérez (Red Bull Racing)
- George Russell (Mercedes)
- Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
- Nyck de Vries (AlphaTauri)
- Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
- Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
- Kevin Magnussen (Haas)
- Alexander Albon (Williams)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Logan Sargeant (Williams)