Jake Dennis, campeão da Fórmula E, fará sua estreia na Fórmula 1 com a Red Bull no Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2023. Todas as equipes são obrigadas a envolver um estreante em cada carro para uma sessão de FP1 ao longo da temporada, mas em 2023 têm enfrentado um calendário mais difícil, com os sprint nos Grandes Prêmios do Catar, dos Estados Unidos e do Brasil.
As escolhas para o Japão, Singapura e Las Vegas não foram consideradas práticas. A escolha para Abu Dhabi significa que Max Verstappen e Sergio Pérez não terão que deixar seus seus carros em Guadalajara, onde haverão testes adicionais de pneus.
Quem é Jake Dennis?
Jake Dennis tem 28 anos e é piloto do simulador da Red Bull desde 2018. Neste ano, ele assumirá o volante do carro no Mundial de Fórmula 1.
Dennis, em 2023, já pilotou o RB14 em testes, tanto na Espanha, quaanto na Hungria, e a participação em Yas Marina, em Abu Dhabi, lhe dará a chance de conhecer o carro atual da Red Bull.
O britânico ganhou o prêmio McLaren Autosport em 2012, terminou em terceiro na Fórmula 3 em 2015 e foi quarto na GP3 em 2016, por isso tem experiência na categoria. Dennis então mudou para as corridas de GT, antes de sua carreira tomar um rumo diferente quando se juntou à equipe Andretti Fórmula E para a temporada 2020 e 2021, terminando em terceiro em seu primeiro ano.
Conquistou o título na temporada 2022/23, com duas vitórias e outros nove pódios, o que lhe rendeu a superlicença da Fórmula 1.
Vale lembrar que Isack Hadjar pilotará pela AlphaTauri no FP1 no México antes de mudar para a Red Bull em Abu Dhabi, embora a AlphaTauri só precise completar uma sessão porque Nyck de Vries o fez em estreia no Grande Prêmio do Bahrein.
O francês ficou em quarto lugar no campeonato de Fórmula 3 de 2022 e atualmente está em 14º na classificação da Fórmula 2, tendo atuado como reserva da Red Bull e da AlphaTauri, quando Liam Lawson não estava disponível. É mais um teste do projeto Red Bull.