Com a Mercedes encontrando uma boa forma nas últimas corridas da Fórmula 1 e tendendo para cima como a McLaren, Damon Hill, campeão mundial em 1996, entende que há potencial para a equipe conquistar mais vitórias em 2024 enquanto Red Bull e a Ferrari estão lutando para melhorar conforme a temporada continua. Durante o podcast F1 Nation, o ex-piloto vê essa trajetória ascendente para a Mercedes e acredita que há mais por vir para a equipe alemã.
“Eles tiveram ganhos e a Red Bull não consegue fazer ganhos. Eles podem ter atingido o teto, e então para esta última metade desta temporada, eu acho que haverá muitas vitórias lá fora na mesa para serem conquistadas pela Mercedes ou McLaren, ou mesmo pela Ferrari”, destacou Damon Hill.
Damon Hill elogiou a “redefinição” feita pela Mercedes, que para ele pode ser a surpresa no restante da temporada em relação à Red Bull.
“Eles tiveram uma redefinição depois de Silverstone. Todas as equipes tiveram suas alocações redefinidas por causa de suas posições no campeonato anterior e dos construtores”, apontou Damon Hill.
“Então, a quantidade de tempo no túnel de vento, por exemplo, para as equipes melhorarem aumentou. Agora foi redefinido porque eles estavam em segundo no campeonato no ano passado. Agora eles estão em quarto, atrás da Ferrari, então eles têm muito espaço entre agora e o final da temporada.”
Mercedes mudou rumo na temporada
A equipe alemã encontrou um ritmo pouco esperado por muitos e melhorou, o que os levou a vencer duas corridas consecutivas no Grande Prêmio da Áustria e da Inglaterra. Foi uma grande reviravolta para a equipe de Toto Wolff, depois de vencer apenas uma corrida em 2022 e nenhuma em 2023.
Desde que perdeu o campeonato de pilotos de 2021 com Lewis Hamilton, a Mercedes tem lutado com a nova mudança de regra e com o design do seu carro, o que os afastou do início do grid. No entanto, algumas melhorias e atualizações recentes deram vida ao carro em 2024, destacadas pela pole position conquistada por George Russell no Grande Prêmio do Canadá.
Desde então, Russell conquistou a vitória no Grande Prêmio da Áustria e Hamilton somou uma vitória em Silverstone para fazer duas vitórias consecutivas para a equipe alemã.