in

Após três anos, Davide Brivio vai deixar a Alpine

Davide Brivio pode voltar a ser dirigente do MotoGP em 2024, mesmo que ainda não tenha recebido propostas, segundo o Motorsport

Davide Brivio
Divulgação / Alpine

A equipe Alpine anunciou a saída de Davide Brivio. O dirigente chegou à equipe francesa no início da temporada de 2021 como diretor de corridas de Fórmula 1, tendo no ano anterior guiado a Suzuki ao seu primeiro campeonato mundial de MotoGP em 20 anos, com Joan Mir.

O italiano foi retirado da equipe para a temporada de 2022, no entanto, para chefiar o programa de jovens pilotos como diretor de projetos de expansão de corridas. O contrato atual de Davide Brivio com a Alpine se estendeu até o este ano, mas ele e a empresa concordaram mutuamente em se separar no final da temporada, segundo o Motorsport.

A mudança ocorre poucas semanas depois de uma reportagem da Speedweek afirmar que ele estava sendo sondado para ser o substituto de Alberto Puig como chefe da Repsol Honda na MotoGP. A Honda tem passado por um período difícil na MotoGP com a perda de Marc Márquez para a Gresini Ducati em 2024, embora internamente tenha passado por uma série de mudanças. No entanto, segundo o Motorsport, Davide Brivio não tem oferta da Honda para 2024.

Davide Brivio se pronunciou após saída anunciada da Alpine

O italiano falou pela primeira vez após a saída da equipe francesa da Fórmula 1.

“Foi um capítulo de orgulho na minha carreira no automobilismo estar envolvido na Fórmula 1 com a Alpine, Gostaria de agradecer à Alpine pela oportunidade de experimentar a Fórmula 1, que era o meu desejo, e também pela oportunidade de transmitir um pouco da minha experiência no automobilismo aos seus jovens pilotos na Alpine Academy. Desejo à equipe e à Academia o melhor no futuro e tenho certeza que veremos muitos jovens pilotos alcançarem coisas fantásticas em suas carreiras”, disse Davide Brivio em trecho divulgado pelo Motorsport.

“Desempenhar um pequeno papel nesse sucesso certamente será algo que irei valorizar. Estou grato à Alpine por acomodar o meu desejo de procurar outras oportunidades que possam e espero que surjam no futuro.”

A saída de Brivio da Alpine marca outra remodelação significativa de pessoal dentro da equipe em 2023, que incluiu a transferência do CEO Laurent Rossi para ser substituído por Philippe Krief. O chefe da equipe, Otmar Szafnauer, e o diretor esportivo Alan Permane também foram demitidos de seus cargos, enquanto o diretor técnico Pat Fry foi para a Williams.

Tudo isso aconteceu no momento em que a Alpine sofreu seu pior resultado na tabela de construtores da F1 desde 2017, tendo caído do quarto lugar em 2022 para o sexto lugar. A Alpine confirmou que Julian Rouse continuará supervisionando o programa da Academia.

Escrito por Matheus Camargo

Comentários

Loading…

Documentário sobre Bagnaia na ESPN

ESPN produz especial sobre bicampeonato de Francesco Bagnaia na MotoGP

yifey ye ferrari

Yifey Ye deixa a Porsche e deve iniciar acordo amplo com a Ferrari