Novamente no grid da Fórmula 1, no lugar de De Vries na AlphaTauri, Daniel Ricciardo já alcançou algumas grandes vitórias na categoria. O australiano começou pela HRT e Toro Rosso e, em 2014, subiu para a Red Bull. O piloto desenvolveu uma reputação de ultrapassador, vencendo sete vezes.
Depois, foi para a Renault em 2019, sem conseguir nenhuma vitória em dois anos, de modo que se mudou para a McLaren. Aí teve oscilações; então, a equipe o dispensou, e Ricciardo voltou para a Red Bull como terceiro piloto nesta temporada – até que se anunciou sua ida à Alpha Tauri. Relembre, portanto, cinco de seus melhores triunfos na Fórmula 1.
Grande Prêmio da China – 2018
Daniel Ricciardo fez uma série de ultrapassagens para conquistar uma de suas melhores vitórias no GP da China de 2018. Largando de sexto, parecia destinado a um lugar atrás das Ferraris e Mercedes. Entretanto, o companheiro de equipe Max Verstappen estava mostrando bom potencial lutando com Kimi Raikkonen pelo pódio.
Mas um safety car na penúltima curva ofereceu ao australiano uma volta à corrida. Enquanto outros ficaram de fora, a Red Bull partiu para pneus novos. Assim, Verstappen e Ricciardo tiveram chance de atacar. Ricciardo ultrapassou Raikkonen pela primeira vez. Duas voltas depois, a tentativa de Verstappen em ultrapassar Lewis Hamilton permitiu que o companheiro chegasse ao quarto lugar.
Ricciardo estava voando e ultrapassou Vettel com DRS em segundo. Com apenas Valtteri Bottas à sua frente, o australiano freou tarde com um movimento completo para dentro – permitindo assim que ganhassem em grande estilo.
Grande Prêmio da Hungria – 2014
Esta foi uma temporada de destaque para Ricciardo. Ele passou da Toro Rosso para a equipe sênior e fez parceria com Sebastian Vettel.
As condições de chuva no início foram complicadas. Ricciardo teve uma largada lenta, caindo de quarto para sexto. Mas se beneficiou de um safety car na 9ª volta. Outro safety car na volta 23 deu ao australiano uma nova chance. Ele mudou de estratégia, de maneira que, a três voltas do fim, voou por dentro de Alonso na curva um para a liderança.
Grande Prêmio de Mônaco – 2018
Ricciardo dominou todo o fim de semana em Monte Carlo. Fi o mais rápido no FP1, FP2 e FP3, além de conquistar a pole na qualificação. No domingo, fez uma manobra perfeita para cobrir Sebastian Vettel em Saint-Devote e manter o primeiro lugar.
Então manteve Vettel à distância durante o primeiro stint. Aqui o carro de Ricciardo foi muito melhor em seus pneus do que as Ferraris e Mercedes. Isso deu à Red Bull melhor reação contra os adversários. Quando Ricciardo entrou na volta 17, ele ainda saiu à frente de Vettel para ficar em primeiro.
Faltando 50 voltas para o fim, Ricciardo encontrou um problema no motor. Uma falha de ERS na unidade de energia. Ele havia perdido mais de 150 cavalos de potência. Ricciardo se ajustou a esse déficit em linha reta entrando no modo de ataque nas curvas. E, mesmo com o layout apertado de Mônaco dificultando as ultrapassagens, Ricciardo administrou um carro fraco para a vitória.
Grande Prêmio da Malásia – 2016
O australiano aqui estava com pneus um pouco mais novos do que Verstappen, mas teve que segurar um ataque que colocou os dois Red Bulls lado a lado nas curvas 4-8; no final, o piloto levou a bandeira apenas dois segundos à frente de seu amigo de equipe. Ricciardo saiu por cima para conquistar sua única vitória do ano.
Grande Prêmio do Canadá – 2014
A primeira vitória de Ricciardo, esta corrida foi uma para a Mercedes esquecer. Os problemas de confiabilidade os atingiram; os freios de Hamilton falharam; e Rosberg lutou pelo segundo lugar com o mesmo problema. Mas Ricciardo, largando de P6, manteve o controle sobre Rosberg enquanto subia na classificação.
Ricciardo venceu Sergio Pérez com uma manobra na curva 1, nos momentos finais. E a três voltas do fim, estava na frente enquanto Pérez e Felipe Massa travavam batalha atrás dele que terminaria num safety car; assim, selou-se a primeira vitória de Ricciardo.