Em meio a sequência da temporada, um dos assuntos que movimenta os bastidores da Fórmula 1 é Adrian Newey. A Red Bull já confirmou que o profissional deixará a equipe no primeiro trimestre de 2025.
Desde o comunicado oficial, muito se especulou sobre o futuro do renomado projetista. Diversas escuderias foram apontadas como novo destino. Em entrevista recente, Newey deu a entender que tirará férias.
Quem falou sobre uma possível parceria com o engenheiro foi o diretor técnico da Mercedes, James Allison. Em entrevista ao portal Sky Sports após o GP de Ímola, ele tratou a questão como “hipotética”, mas “não vê porque não”.
“Precisaria apenas de clareza para definir quem faria o que. Acho que qualquer equipe que esteja olhando Adrian no mercado como uma pessoa muito eficiente está se perguntando a mesma coisa: como trazer um cara como ele e tirar o máximo dele”, opinou.
Ainda, Allison prevê uma “disputa” no mercado por Newey. “Ele pode ser útil para qualquer equipe que aprecie sua presença. Ele é uma lenda na Fórmula 1 pelo que fez e pelo seu sucesso. Não há dúvida que ele faria qualquer equipe mais rápida. A equipe definitivamente teria que se organizar para tirar o melhor desta relação”, analisou.
Apesar da declaração do diretor técnico, o piloto George Russell e o CEO da Mercedes, Zak Brown, afastaram os rumores sobre uma eventual contratação do projetista recentemente.
Mercedes na temporada da F1
A escuderia inglesa segue “patinando” no ano. No GP de Ímola, Lewis Hamilton terminou no 6º lugar, com seu companheiro, Russel, em 7º. O heptacampeão mundial, acertado com a Ferrari para 2025, se encontra na 8ª posição do campeonato de pilotos, com 35 pontos. Russell aparece logo à frente na 7ª colocação, com 43. Max Verstappen, da Red Bull, é o líder geral com 161.
De olho em uma mudança de ares no calendário, a Mercedes e as demais equipes voltam às pistas no fim de semana para a etapa de Mônaco. Os primeiros treinos livres serão realizados na sexta-feira (24), com a prova marcada para domingo (26), às 10h.
GP de Mônaco de Fórmula 1: onde assistir, horários, programação; confira informações