A equipe Alfa Romeo confirmou que vai contar com o piloto reserva Theo Pourchaire na primeira sessão de treinos livres do Grande Prêmio do México. Pourchaire fez sua estreia nos treinos de Fórmula 1 com a equipe no Grande Prêmio dos Estados Unidos do ano passado, enquanto estava em sua segunda temporada de Fórmula 2.
Ele atualmente lidera a classificação da Fórmula 2 restando uma rodada para o final. A temporada termina no Circuito de Yas Marina, no Grande Prêmio de Abu Dhabi. Ele então pilotará, após os treinos com a Alfa Romeo na Fórmula 1, seu carro na Fórmula 2, que valem o título da categoria.
A Fórmula 2 não estará com a Fórmula 1 no México neste final de semana. Como Pourchaire é apenas o piloto reserva interino nos finais de semana pela equipe, quando também corre na Fórmula 2, isso significa que ele terá uma agenda tranquila depois de pilotar o Alfa Romeo pela primeira vez nos treinos no México.
Equipe Alfa Romeo quer um plano de corrida para Pourchaire em 2024
Em setembro deste ano, a Alfa Romeo estava em negociações para encontrar um programa de corrida para ele para 2024. Neste momento, o projeto está parado, já que ele se tornou piloto reserva e estará sob testes no México. A tendência é que ele siga como reserva da equipe na Fórmula 1.
Suas chances de permanecer nas corridas, neste momento, parecem mínimas para 2024. Se ele ganhar o título da Fórmula 2, porém, as regras não permitem que ele corra na categoria novamente e não haverá vagas disponíveis na Fórmula E, onde ele já impressionou em testes anteriores.
No mercado de pilotos da IndyCar, só há espaço para acordos pontuais no momento, que a Sauber, empresa operadora da Alfa Romeo, estaria disposta a financiar, já que nenhuma equipe atualmente tem orçamento para adicionar outro carro em tempo integral. Um programa de larga escala da IndyCar para Pourchaire também atrapalharia suas funções de piloto reserva de Fórmula 1, o que basicamente exclui essa opção de qualquer maneira. O piloto segue com indenfinição visando seu futuro nas pistas para o ano que vem, especialmente se vencer a Fórmula 2.