in

Equipes da Fórmula 1 negociam com fornecedora de combustível neutro em carbono que abastecia Vettel

Fornecedor é o mesmo que Vettel utilizou em uma volta completa em GP na temporada passada

sebastian vettel fórmula 1
Sebastian Vettel, pela Aston Martin (Reprodução / X - Aston Martin

Sebastian Vettel utilizou em 2022 a tecnologia P1 Fuels no Grande Prêmio do Reino Unido, completando uma volta no histórico carro de 1992 de Nigel Mansell. Ativista da luta ambiental, o piloto disse na época que a ideia era provar que é possível utilizar combustíveis sustentáveis na Fórmula 1.

“Estou usando combustíveis neutros em carbono para demonstrar que ainda podemos manter nossa história, patrimônio e cultura no automobilismo, mas de maneira mais responsável”, disse naquela época Vettel após realizar a volta.

Equipes querem combustível sustentável na Fórmula 1

Com a ideia, a tendência é que combustíveis desta natureza comecem a aparecer na Fórmula 1. Inclusive, segundo Benjamin Pochammer, CEO da P1 Fuels, há conversas de equipes para que o tipo de combustível entre na categoria.

“Não há licitação na F1 no momento, pois a Aramco é a única neste lugar. (…) Mas na F1, todos podem pilotar com diferentes empresas de combustível. Então, na verdade, temos algumas empresas de F1 que já trabalham com equipes e querem testar nossos produtos”, admitiu o CEO da P1 Fuels em entrevista ao Motorspost.com.

Ele não explicou quais equipes da Fórmula 1 seriam as interessadas, mas admitiu que é uma possibilidade que pode ocorrer. Isso poderia fazer com que os fãs da Fórmula 1 fossem mais conscientes quanto ao assunto.

“Adoramos correr, por isso é emocionante (…) Mas estamos olhando para o mercado de massa. Queremos muito fazer a diferença. “Nós realmente temos uma visão, e este é o primeiro passo, mas o segundo passo é chegar lá para que todos possam usar esse tipo de combustível, porque essa é a visão que temos.”

Na Fórmula 1, já se trabalha com a possibilidade de ter a integralidade dos carros com combustível renovável a partir da temporada 2026.

A proximidade entre o multicampeão de Fórmula 1 Sebastian Vettel com a P1 Fuels também é um ponto que aproxima a categoria do assunto.

“Demorou alguns anos e agora mostramos que funciona em todos os motores. Os regulamentos estão aí, e o mundo está realmente olhando para isso”, disse Pochammer.

“Vettel ama o que o P1 está fazendo. Ele não é um embaixador oficial nem nada. Ele está usando e, na verdade, onde quer que vá, ele diz: ‘Ok, eu dirijo seu carro, mas apenas com P1’. Nós amamos isso. Ele realmente gosta desse assunto. Ele não está fazendo isso por nenhum outro motivo.”

Escrito por Matheus Camargo

Comentários

Loading…

Christian Horner, chefe da equipe Red Bull Racing

Horner, chefe da Red Bull, elogia momento atual da Fórmula 1

Valtteri Bottas Fórmula 1 2023

Aposentar? Bottas planeja correr por “muito anos” na Fórmula 1