O ex-engenheiro de Fórmula 1 Ernest Knoors afirmou que o piloto da Red Bull, Sergio Pérez, não tem a mentalidade vencedora que 9 companheiro de equipe Max Verstappen possui na categoria.
O mexicano, de fato, tem lutado para acompanhar o desempenho dominante do holandês até agora em 2023, pois Verstappen venceu 12 das primeiras 14 corridas da temporada.
Pérez, por outro lado, só conseguiu vencer duas corridas e até lutou para terminar na segunda posição no o Grande Prêmio da Itália de domingo, sendo o sexto resultado dobradinha para o RB19 — mas apenas o quarto em que Verstappen foi o primeiro.
Por isso, o mexicano está sob pressão para ter um bom desempenho, com seu contrato com a equipe expirando no final de 2024, de modo que é fundamental que ele consiga pelo menos colocar o carro em segundo lugar.
Para Knoors, foram as habilidades e a mentalidade específicas de Pérez que o impediram de ter o melhor desempenho do carro. “Um ponto de crítica, se você olhar para as corridas dele na Áustria e aqui, por exemplo, ele muitas vezes tenta a mesma manobra quando quer ultrapassar no final da reta”, explicou ele.
“Você o viu escolher a mesma linha todas as vezes aqui na Itália, e então ele só espera que funcione. Eu não sei o que é. Se ele não tem a confiança ou se não tem a habilidade… Acontece com muita frequência, eu acho, e então você tem que tentar outra coisa”, concluiu.
No início da temporada, parecia que Pérez poderia desafiar Verstappen pelo título em 2023. Ele venceu duas das primeiras quatro corridas e estava na batalha pelo campeonato.
Desde então, porém, Verstappen venceu dez corridas consecutivas e agora lidera Pérez por 145 pontos nas últimas oito corridas da temporada. A próxima corrida de F1 é dia 17, domingo. O GP de Cingapura começa às 9h (horário de Brasília).